O primeiro prevê a doação de mudas para arborização urbana e o outro a substituição de lâmpadas do sistema de iluminação pública.
O convênio foi assinado na presença do secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Cristovam Canela e do assessor Jurídico, Clayton Mendes.
Mudas
O convênio relativo às mudas prevê a cooperação mútua entre a Elektro e o município de Três Lagoas, que receberá a doação de 1.500 mudas de árvores, com cerca de 1,40m e 4 mil mudas em tubetes, provenientes do viveiro de mudas da Elektro.
De acordo com Rodrigues, serão doadas 500 mudas por ano até o final de 2008.
São árvores que substituirão aquelas que foram plantadas inadequadamente debaixo da rede elétrica, como as sete copas e sibipirunas, cujo crescimento prejudica a fiação, explicou.
Segundo o secretário Canela, a Secretaria de Meio Ambiente realizou um levantamento sobre a arborização da cidade, apontando a real necessidade do plantio e remoção das árvores inadequadas ou condenadas.
O plantio dessas mudas doadas pela Elektro vai seguir esse estudo. Vamos comunicar o Ministério Público do Meio Ambiente e promover as mudanças necessárias. A primeira parte do plantio deverá estar concluída até o dia da árvore, em setembro, disse o secretário Canela.
O plantio e as mudanças necessárias apontadas pelo estudo também receberão acompanhamento de técnicos da área ambiental da Elektro.
Iluminação
O convênio relativo à substituição da iluminação pública prevê a troca de 40 conjuntos de lâmpadas e reatores de vapor de mercúrio de 125w por igual número de conjuntos de vapor de sódio de 100w. A substituição implicará na redução do consumo de energia e, consequentemente, no custo de fornecimento a ser pago pela prefeitura.
Além de possibilitar a redução no consumo, o convênio também atende a determinação do contrato de concessão celebrado entre a União e a Elektro, que dispõe a aplicação de determinado percentual da receita líquida da empresa fornecedora de energia em programas de combate ao desperdício de energia elétrica.
A substituição dos conjuntos elétricos será feita pela concessionária, que utilizará material e mão de obra necessários para o trabalho. De acordo com o documento, o prazo para realização da troca é de 12 meses.
Assessoria de Comunicação