A Secretaria de Saúde divulgou nesta quarta-feira (6) os dados do 1º Feirão da Saúde realizado no último sábado (2).
De acordo com o fechamento do feirão, foram aplicadas 724 doses de vacina, sendo 5 contra poliomielite, 367 de febre amarela, 350 de tétano e 2 anti-rábica.
O evento distribuiu 3 mil preservativos e realizou 371 testes de colesterol, 583 de glicemia, 235 tipagem sanguínea e 69 exames preventivos de câncer de boca.
Além dos exames, 5000 copos de água, 700 mudas de citronela, 4000 gibis da VCP Votorantim Celulose e Papel sobre a dengue foram disponibilizados aos visitantes.
Durante o feirão, os acadêmicos de enfermagem da UFMS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul entrevistaram 350 pessoas sobre informações de prevenção e saúde.
Ao todo foram 30 barracas, 500 pessoas envolvidas nos trabalhos, 35 parceiros, 4 paródias (Dengue, Leishmaniose e Tabaco), 2 teatros, 1 teatro de fantoches, 1 apresentação de dança, 2 premiações, carreata e pedágio com a distribuição de material informativo.
A organização do evento estima que cerca de 5 mil pessoas visitaram o 1º Feirão da Saúde.
Elenir Neves de Carvalho, diretora do Departamento de Vigilância e Saneamento, falou que o evento superou as expectativas. Os envolvidos no feirão tiveram muita dedicação para apresentar o melhor trabalho.
Para a diretora, o objetivo foi atingindo. Mostramos todos os programas desenvolvidos pela equipe da saúde e a satisfação dos visitantes que pediram bis, avaliou.
A previsão é que no mês de novembro, a Secretaria de Saúde promova o 2º Feirão da Saúde. A data será confirmada e divulgada futuramente.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO