A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, renovou o contrato de terceirização dos serviços de varrição e limpeza das ruas e avenidas pavimentadas da Cidade com a empresa Organizações Unidas Ltda.
Atendendo à determinação da prefeita Marcia Moura (PMDB), os serviços de varrição e limpeza passam a ser ampliados e levados a toda a Cidade, dividida em 11 setores, incluindo também ruas e avenidas, que receberam asfalto na atual administração.
Com o novo contrato, oficialmente válido a partir do dia 1º de julho, foram incluídas todas as ruas pavimentada da Vila Piloto, Jardim dos Ipês, Jardim Alvorada, Vila Alegre, Set Sul e Jardim Estoril, incluindo também a Avenida Ranulpho Marques Leal (perímetro urbano da BR-262), Rua Antônio Estevam Leal, Avenida Baldomero Leituga, Rua Angelina Tebet, Rua Maria Guilhermina Esteves, Avenida Ponta Porã, Avenida Rafael de Haro e Rua Egídio Thomé, em toda a sua extensão.
Para vistoriar e acompanhar os serviços que já começaram a ser executados, a prefeita Marcia Moura percorreu várias ruas da Vila Piloto, Vila Alegre e bairros adjacentes, na tarde desta segunda-feira (26).
A prefeita estava acompanhada do secretário de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Walter Garcia de Oliveira Júnior, e do representante da empresa Organizações Unidas Ltda., ex-vereador Valdomiro Aguirre.
“A Cidade se expandiu muito nos últimos anos. Temos novos bairros residenciais com infraestrutura de ruas e avenidas asfaltadas, que precisam também de varrição e limpeza”, comentou a prefeita Marcia Moura.
“Ao mesmo tempo, acompanhando o crescimento da malha asfáltica viária urbana, é necessário também que ampliemos os serviços de varrição e limpeza das principais ruas e avenidas, recentemente asfaltadas”, observou.
“Queremos manter nossa Cidade sempre limpa e bonita, não somente no Centro, mas também nos Bairros”, completou.
CONTROLE E FISCALIZAÇÃO
O controle e a fiscalização dos serviços de varrição são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, como informou o fiscal da Prefeitura de Três Lagoas, João D’Escossia Sejopolis Filho, mais conhecido como Zito.
“Com a divisão da Cidade em setores, temos condições de melhor fiscalizar a qualidade dos serviços de varrição de ruas e avenidas. Esse é o nosso papel”, observou Zito.
“Não nos cabe controlar quantos estão trabalhando, quantas equipes, horas trabalhadas, veículos usados, mas fiscalizar resultados de eficiência e qualidade do serviço contratado pela Prefeitura”, ressaltou.
Vale informar que os serviços de varrição da Avenida Rosário Congro, no Centro, após a Feira Livre de Sábado e as duas Feiras Noturnas (às Segundas-Feiras e Quartas-Feiras) são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que também mantém contrato de terceirização desses serviços com a empresa Organizações Unidas.
SERVIÇOS
A Cidade continua demarcada em 11 setores, como constava no contrato anterior, “incluindo nesses setores ruas e avenidas que nunca haviam sido varridas e limpas pelas nossas equipes, atendendo à atenção especial que a prefeita Marcia Moura dá à limpeza urbana”, informou Waldomiro Aguirre.
“O serviço das equipes não se limita à varrição, retirada de areia e lixo, jogado na via pública, mas também de roçada e carpina em calçadas e canteiros centrais de avenidas”, explicou.
“A maior dificuldade, que encontramos e que exige mais tempo, mão-de-obra e também uso de maquinários e caminhões, está na retirada de terra e areia da maioria das vias públicas”, comentou Aguirre.
“Por exemplo, na Avenida Ranulpho Marques Leal, onde nossos serviços deverão ser feitos uma vez ao mês, nossa equipe vem trabalhando há mais de uma semana”. Informou.
“Dos serviços já executados nessa Avenida, 30% são de varrição e 70% são de retirada de terra e areia”, comentou.
Aguirre citou também como exemplo, os mesmos problemas que terão que enfrentar na varrição da Rua Antônio Estevam Leal e na Avenida Rafael de Haro, entre outras, com a mesma situação, onde o leito pavimentado da via pública é tomado por areia e terra.
SETORES
Segundo o novo contrato de terceirização dos serviços de varrição e limpeza das vias públicas urbanas já pavimentadas, os setores continuam com a mesma numeração, inserindo neles as novas ruas e avenidas asfaltadas.
O Setor 1 compreende o Centro, ou seja, pelo novo contrato, da Avenida Rosário Congro até Rua João Gonçalves de Oliveira, e da Rua Duque de Caxias até Avenida Filinto Müller.
Neste setor, onde se concentra o maior número de empresas de comércio e prestação de serviços, a varrição e limpeza deverão ser feitas seis vezes por semana.
O Setor 2, onde os serviços de varrição serão realizados quatro vezes ao mês, compreende a varrição das vias públicas pavimentadas dos bairros Colinos, Jardim Primaveril, Jardim Angélica, Nossa Senhora Aparecida, Lapa e Vila Nova.
O Setor 3 compreende as ruas asfaltadas dos bairros Santos Dumont, Nossa Senhora Aparecida, Santa Teresinha e Vila Nova, que receberão varrição três vezes ao mês, ou seja, a cada 10 dias.
A mesma atenção das equipes de varrição urbana é dada também três vezes ao mês em ruas do Bairro Vila Nova, definidas e localizadas no Setor 4 do referido mapa.
O Setor 5 diz respeito às ruas pavimentadas do Bairro Bom Jesus da Lapa, onde estão relacionadas as ruas João Carrato, João Silva e Oscar Guimarães, da Avenida Capitão Olyntho Mancini até a Rua José Amilcar Congro Bastos. Este setor também recebe as equipes de varrição a cada 10 dias, ou seja, três vezes por mês.
As ruas asfaltadas do Bairro Santo André, Interlagos, Santa Luzia e Ipacaraí estão inseridas no Setor 6 e os serviços de varrição são três vezes ao mês.
A varrição também é realizada três vezes por mês no Setor 7, que engloba as ruas pavimentadas do Bairro Interlagos e Orla da Lagoa Maior e adjacências até à Rua Egídio Thomé.
Os demais setores da Cidade recebem as equipes de varrição a cada 30 dias.Esses setores são os seguintes: Setor 8 ,Parque São Carlos ( Rua Irmãos Cameschi e Rua das Marias e adjacências); Setor 9, Jardim Alvorada (Avenida Capitão Olyntho Mancini e Ruas Adjacentes); Setor 10 compreende todas as ruas pavimentadas do Bairro Jupiá; e o Setor 11, que engloba todas as ruas asfaltadas do Bairro Jardim dos Ypês.
Pelo novo contrato, as principais avenidas, ou seja, Avenida Rosário Congro, Avenida Capitão Olyntho Mancini, Avenida Filinto Müller e Avenida Clodoaldo Garcia, recebem serviços de varrição e limpeza quatro vezes ao mês, como informou Aguirre.
ATENÇÃO ESPECIAL
Por determinação da prefeita Marcia Moura, o novo contrato de varrição e limpeza “deu atenção especial a uma série de ruas e avenidas que deverão ser varridas e limpas quatro vezes por mês”, informou o representante da empresa Organizações Unidas.
Essas vias públicas são as seguintes: Rua Antônio Estevam Leal, Rua Angelina Tebet, Rua Guilhermina Esteves, Avenida Rafael de Haro, Avenida Ponta Porã e Rua Egídio Thomé.
Também será dada atenção especial, com limpeza e varrição, três vezes por semana, à Avenida Aldair Rosa de Oliveira, também conhecida como Avenida Circular da Lagoa Maior.
Na execução do contrato, a empresa Organizações Unidas deverá envolver em torno de 170 trabalhadores, que deverão ser escalados em equipes para os serviços nos respectivos setores, explicou Aguirre.
Assessoria de Comunicação