A Prefeitura de Três Lagoas, por determinação da prefeita Marcia Moura (PMDB), vem acompanhando todo o processo de mudança das famílias do Programa Minha Casa Minha Vida para as moradias do Residencial Novo Oeste, oficialmente entregue à população no dia 2 de dezembro.
Em cumprimento à determinação da prefeita Marcia Moura, o acompanhamento é feito por meio de uma equipe do Departamento Municipal de Habitação Popular, que mantém no local uma Assistente Social para orientar, atender e encaminhar para solução imediata “eventuais problemas que necessitem ser resolvidos em alguns dos apartamentos”, informou a diretora Sônia Regina Nunes Martins Gois.
“Esse acompanhamento vem sendo feito desde a última segunda-feira (9), quando as famílias começaram a se mudar, seguindo uma agenda, previamente estabelecida”, explicou a diretora do Departamento de Habitação.
Nesse processo de mudança, a partir da assinatura do contrato, a família tem prazo de 30 dias para tomar posse e entrar na sua moradia. Ao mudar para o respectivo apartamento, a família beneficiada também assina termo de compromisso, por meio de Declaração que assume inteira responsabilidade sobre os seus pertences “e por entrar no apartamento sem a regularização de Água, Luz, Extintores e Segurança na Portaria”, consta no termo.
“A responsabilidade da regularização das ligações de luz e água é do beneficiado. Infelizmente, algumas famílias possuíam pendências com a Elektro e com a Sanesul. Para conseguirem as ligações de água e luz, houve necessidade de negociação dessas pendências”, explicou Eliane Freitas, servidora do Departamento de Habitação, presente no local, na orientação que dá às famílias. “Todas essas pendências estão sendo resolvidas”, informou.
O Residencial Novo Oeste, de 1.224 moradias, é formado por oito condomínios independentes entre si, com um respectivo síndico, eleito pelas famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Três Lagoas. Cada Condomínio possui 160 apartamentos divididos em blocos de dois pavimentos.
“As famílias podem ficar tranquilas que tudo será solucionado. Podem ter certeza que estamos a par de todos os problemas que surgiram e garanto que tudo será resolvido”, assegurou a prefeita Marcia Moura.
ATENDIMENTO
Questões relacionadas à construção são de responsabilidade da empresa Brookfield Incorporadora e Construtora e da Caixa Econômica Federal, que gerenciou os investimentos do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida.
A empresa construtora mantém no local o chamado “Espaço Cliente”, em um dos galpões do empreendimento, para atendimento às famílias, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h e das13h às 17h.
“Constatado o problema, acompanhamos e orientamos o beneficiado a procurar esse atendimento. Maioria das questões é resolvida de imediato pelas equipes da Brookfield”, assegurou a Assistente Social do Departamento de Habitação, Rosimani Custódio.
“São problemas de encanamento, infiltração, eletricidade, chaves, adaptações necessárias e outros. Estamos dando prioridade ao atendimento das famílias que já se mudaram e que precisam de solução rápida dessas questões”, comentou a Assistente Social.
“Graças à assistência das equipes da Brookfield, maioria dos problemas, que normalmente surgem, é solucionada de imediato”, informou.
“As famílias podem ficar tranquilas, porque, devido às dimensões do residencial, afinal são 1.224 moradias, alguns problemas demoram um pouquinho mais para serem resolvidos, mas a maioria é resolvida de imediato”, comentou a Assistente Social.
Em seu trabalho, Rosimani anota o nome da chefe de família beneficiada, o problema apresentado, condomínio e o número do apartamento correspondente.
“Faço essas anotações para verificar pessoalmente, em uma visita à família, se o problema foi ou não resolvido”, explicou.
CREDIBILIDADE
Os problemas que surgem e eventualmente irão surgir, decorrentes das obras do empreendimento imobiliário são solucionados de imediato, “graças à estrutura da empresa Brookfield, uma empresa que veio para ficar, tanto que esta construindo outro residencial com mais 1432 unidades”, comentou a prefeita de Três Lagoas.
“Sabemos dos problemas e das dificuldades que surgem inicialmente, quando as pessoas mudam para suas moradias. No entanto, podem ter certeza que tudo será resolvido, porque conhecemos a experiência e a credibilidade dessa construtora, pelo que já conversamos com o diretor executivo da Brookfield Incorporadora e Construtora, Marcelo Borba”, disse Marcia Moura.
VISITAS
Em uma das inúmeras visitas que a equipe do Departamento de Habitação fez às moradias das famílias que já se mudaram para o Residencial Novo Oeste, foi o apartamento de Any Caroline (27), onde reside com seus dois filhos menores.
Ela havia se mudado nesta quinta-feira (12) e, infelizmente se deparou com alguns problemas, relacionados à pressão da água e às chaves das portas dos quartos.
Encaminhados os problemas ao centro de atendimento da Brookfield, Any fez questão de mostrar o seu apartamento à Assistente Social e à servidora do Departamento de Habitação.
“O bom de tudo isso é que, apesar dos problemas imprevisíveis e que tenho que enfrentar, percebo que posso contar com o apoio do pessoal da Prefeitura e do Departamento de Habitação”, disse.
“Por outra, os problemas não se comparam à emoção e alegria de estar morando na minha casa”, completou.
Em uma outra visita, acompanhada pelo síndico Nilton de Oliveira Rocha, a Assistente Social esteve no apartamento 101 R do Bloco Bem Te Vi, onde já reside Marcela Azumi de Souza com a sua família.
“Estou aqui há dois dias. É uma emoção que não sei descrever. Tive a sorte de encontrar tudo certo e sem qualquer problema na água, luz e no gás”, disse.
“Agora posso ajeitar minhas coisas do jeito que gosto e sempre quis. Sabe, é diferente a gente viver na casa da gente”, disse emocionada. Ela morava na casa dos pais, antes de ser beneficiada pelo Programa Minha Casa Minha Vida.
Mesmo sem ter problemas, Marcela foi orientada pela Assistente Social a procura-la sempre que precisar de informações e encaminhamentos de algumas questões que possam surgir.
Assessoria de Comunicação