O prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, esteve na Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (6), na Sessão Solene de Abertura do Primeiro Período Legislativo do segundo ano da atual legislatura (2017-2020).
A ida do prefeito à Câmara, com o objetivo de apresentar aos vereadores as principais realizações de seu governo no exercício passado e as metas do Executivo pra 2018, está prevista na Lei Orgânica do Município de Três Lagoas.
A sessão solene foi aberta pelo presidente da Câmara, vereador André Bittencourt, contou com a presença de todos os demais 16 vereadores e foi prestigiada com a presença do vice-prefeito Paulo Salomão, lideranças políticas locais e da maioria dos secretários municipais, acompanhados de seus respectivos diretores e coordenadores de setores da atual administração municipal.
Na oportunidade, o prefeito de Três Lagoas recebeu um cheque simbólico de R$ 1.420 milhão, como devolução de recursos da sobra de repasses do duodécimo à Câmara Municipal.
Como ressaltou o presidente da Câmara, “o maior valor devolvido pela Câmara ao Município, na história de Três Lagoas, e que certamente será aplicado em obras e benfeitorias para a nossa população”, observou André Bittencourt.
Antes de expor as principais metas do Governo Municipal para 2018, os vereadores foram convidados a assistir vários pequenos vídeos institucionais que mostraram as principais obras já executadas e em execução na Cidade, entre elas a reforma de Escolas, drenagem, asfalto e melhorias na Saúde, como a implantação de quatro farmácias.
“Queríamos ter conseguido alcançar mais objetivos, mas tivemos que enfrentar uma série de problemas e a falta de recursos”, comentou Angelo Guerreiro.
“Tudo isso é resultado de um sério trabalho interno de reestruturação da Administração Municipal”, explicou o prefeito, referindo-se ao “dedicado e harmonioso trabalho da nossa equipe de secretários”, disse.
Em sua mensagem à Câmara Municipal de Três Lagoas, oficialmente entregue ao presidente André Bittencourt, o prefeito de Três Lagoas também se referiu ao apoio que vem recebendo da maioria dos vereadores, da bancada federal em Brasília (senadores e deputados federais de Mato Grosso do Sul), do Governo do Estado e dos deputados estaduais, por meio de emendas parlamentares.
DESTAQUES
Em seu pronunciamento de prestação de contas aos vereadores, Angelo Guerreiro destacou o lançamento do PROREME – Programa de Reestruturação e Ampliação das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino, que beneficia 21 Unidades escolares e onde já foram investidos mais de R$ 2,7 milhões.
Na área da Saúde, o prefeito deu destaque à parceria com o Hospital Auxiliadora, por meio da contratualização de serviços de atendimento especializado, e à reestruturação do atendimento nas unidades de atenção básica de saúde.
Angelo Guerreiro se referiu às cirurgias eletivas de catarata, hérnia e vesícula e também a exames de média e alta complexidade que, até há bem pouco tempo, eram feitos somente em Campo Grande e outros centros urbanos do interior do estado de São Paulo e que agora são realizados em Três Lagoas.
“Uma das principais ações da nossa gestão é melhorarmos a humanização do atendimento à saúde da população”, ressaltou Angelo Guerreiro. Em seu relatório apresentado aos vereadores, o prefeito citou também a reabertura de quatro farmácias nas Unidades de Saúde, a promessa de implantar outras cinco em 2018 e o abastecimento de medicamentos para a população.
PROJETOS E RECURSOS
“Com projetos em mãos, sabendo o que precisa ser feito e com muita vontade e esperança, temos ido à busca constante de recursos”, disse o prefeito de Três Lagoas.
Segundo antecipou Angelo Guerreiro, os projetos para 2018 são de melhoria da infraestrutura urbana (asfalto e drenagem), incentivo ao turismo e melhorias na Saúde e na Educação.
Entre as inúmeras obras anunciadas para 2018, o prefeito Angelo Guerreiro destacou a revitalização da Avenida Clodoaldo Garcia; Feira Central coberta, recuperação de seis pontes e construção de outras três na zona rural; cobertura e restauração dos pontos de ônibus urbanos; obras de drenagem no Parque São Carlos e Jardim Novo Aeroporto; iluminação pública no canteiro central da Avenida Antônio Trajano; construção de nova unidade de Saúde no Parque São Carlos e reforma e ampliação da unidade de Saúde da Vila Alegre; revitalização e novo projeto paisagístico dos portais de entrada de Três Lagoas; instalação de cinco novos semáforos; reforma da Estação Ferroviária para implantação do Procon, Departamento de Trânsito e terminal de ônibus urbano nesse espaço da antiga ferrovia; e a recuperação em três etapas do asfalto das ruas da Vila Piloto, incluindo construção de guias e sarjetas.
Diretoria de Comunicação