
A prefeita Marcia Moura (PMDB) esteve no prédio da antiga Escola Estadual João Ponde Arruda, onde também funcionou a Uniderp, na esquina da Avenida Rosário Congro com a Rua João Silva, no Centro, na manhã desta terça-feira (6).
O objetivo da visita foi acompanhar as obras das novas instalações provisórias, dos professores e alunos da Escola Municipal Flausina de Assunção Marinho. A mudança temporária para esse prédio decorre de um incêndio que aconteceu na madrugada do dia 28 de abril.
Os alunos retornam às aulas nesta quarta-feira (7) e contarão com transporte, nos períodos matutino e vespertino, partindo de frente ao prédio incendiado da Escola Flausina Assunção. As aulas serão iniciadas normalmente às 7h, e finalizadas às 10h45, “uma vez que o ônibus precisa transportar os alunos da área rural”, explica o secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan.
No período da tarde, o mesmo procedimento de saída com 15 minutos de antecedência, para que às 17h, os alunos estejam em frente ao prédio da Flausina para retornarem às suas casas. Em vista disso, o período de intervalo será reduzido, para que o cronograma das aulas seja cumprido.
A decisão de reforma do prédio, determinada pela prefeita Marcia Moura, após tratativas com a Secretaria Municipal de Educação Cultura (SEMEC) e Secretaria de Receita e Assuntos Governamentais, foi executada com agilidade para não prejudicar os alunos, uma vez que as obras de reforma iniciaram na quinta-feira, 1º de maio e finalizada nesta terça-feira (6). O prédio está cedido para uso da Prefeitura de Três Lagoas, por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.
Para acomodar os alunos, não houve sequer uma alteração na estrutura do prédio, o local passou por manutenção e está dentro dos parâmetros de segurança exigidos para abrigar a média dos 504 alunos da Escola Flausina.
A estrutura arquitetônica conta com seis extintores, instalados pelo Sesmt (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), passou por pintura, manutenção elétrica, hidráulica, limpeza das caixas d’água e foi devidamente adequado com nove salas, espaço para refeitório, cozinha e depósito para a mesma, sala de professores, banheiros com acessibilidade, e conta com forro PVC e ventiladores em todas as salas.
A Comissão de Educação, meio Ambiente, Cultura, Desporto e Turismo da Câmara Municipal, composta pelos vereadores, Nilo Cândido (PDT), presidente da Comissão, Marcus Bazé (DEM) e Klebinho (PPS), acompanhou a prefeita e realizou uma vistoria técnica, constatando assim segurança e conforto dos alunos nas novas acomodações.
Nesta terça-feira o local está na fase final de preparação para início das aulas, sendo garantida, limpeza total e acomodação das carteiras.
Assessoria de Comunicação