A prefeita Marcia Moura (PMDB) visitou o Distrito de Garcias, na manhã desta segunda-feira (24), para ouvir dos moradores as principais reivindicações de melhorias para as famílias da zona rural.
Acompanhada do secretário de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Walter Garcia de Oliveira Júnior, e do diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural (DDR), Agamenon Alves de Oliveira, a prefeita de Três Lagoas foi recebida na Escola Municipal Elma Garcia Lata Batista, pela diretora daquela Escola do Campo, Ivanir Barbosa Montalvão Queiroz, professoras, alunos e demais funcionários.
Marcia Moura fez questão de visitar as salas de aula e conversar com os alunos da escola, filhos das famílias residentes no Distrito de Garcias.
“Estou encantada de ver vocês, alegres por estudar nesta escola, tão bonita, organizada e limpinha. Todos estão de parabéns”, disse a prefeita.
Dos alunos, a prefeita ouviu o pedido de construção de uma quadra de esportes para a escola e de imediato respondeu que esse pedido deverá ser logo atendido.
“Já estamos programando a construção de uma quadra de esportes coberta, para que vocês tenham um lugar apropriado para jogar vôlei, basquete e futebol de salão”, anunciou a prefeita.
Nessa Escola do Campo, estudam 80 crianças e adolescentes, da pré-escola ao 5º ano, no período integral, como informou a diretora Ivanir.
Na visita, a prefeita estava também acompanhada dos vereadores Marcus Bazé (DEM) e Sirlene da Saúde (PRB).
SAÚDE
Na visita ao “Postinho de Saúde”, onde se encontrava um grupo de moradores, entre eles a enfermeira Maria José e o servidor municipal, zelador da Escola, João Batista Filho, mais conhecido por “Toti”, a prefeita Marcia Moura e os vereadores Marcus Bazé e Sirlene também ouviram da população as reivindicações para a melhoria do atendimento naquela unidade.
Nessa unidade da Secretaria Municipal de Saúde, trabalham uma enfermeira e uma Agente Comunitária de Saúde. Uma vez por semana, a população é também atendida por um médico clínico geral.
Além da reforma, pintura e alguns equipamentos que se tornam necessários, os moradores também reivindicam uma ambulância para remoção exclusiva de pacientes de Garcias.
De imediato, a vereadora Sirlene anunciou que essa ambulância já está assegurada para atender aos moradores do Distrito de Garcias, “graças à Emenda Parlamentar do deputado estadual Lauro Davi (PSB), o que deverá acontecer em breve”, garantiu a vereadora.
Na oportunidade, um grupo de moradores, por meio da Agente Comunitária de Saúde, Lenir Pereira da Silva, também pediu à prefeita que viabilizasse um curso básico de informática, aberto a todos os moradores.
“Basta que me apresentem a lista de pessoas interessadas e o melhor horário para podermos iniciar logo este curso, de extrema importância para vocês”, assegurou a prefeita.
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES
As famílias de Garcias também reivindicaram da prefeita Marcia Moura a reforma do Centro Comunitário para o fortalecimento da Associação de Moradores, como importante elo de representatividade e encaminhamento de reivindicações.
Para tanto, por coincidência, uma equipe da Fibria, fábrica de celulose, estava também visitando Garcias para discutir e ouvir dos moradores as principais reivindicações para aquela comunidade e ajudar os moradores a elaborar projetos para a melhoria daquela população rural.
O primeiro passo, segundo propõe a equipe da Fibria, é a organização e fortalecimento da Associação de Moradores, “para que eles mesmos proponham as ações e as encaminhem às autoridades competentes”, explicaram.
ESTRADAS
Uma outra reivindicação dos moradores da zona rural de Garcias, dirigida à prefeita Marcia Moura, diz respeito à restauração e manutenção das estradas.
A maior reclamação foi sobre o estado em que se encontra a MS-453, estrada que parte da BR-262, altura do km 67 mais uns 300 metros, do trevo que dá acesso ao Distrito de Garcias, numa extensão de uns 11 km, como explicou o secretário Walter Garcia.
“Essa estrada é estadual e muito movimentada. Além do transporte de trabalhadores rurais na plantação de eucaliptos, a estrada também é importante linha de ônibus escolar”, comentou Walter Garcia.
A Prefeitura de Três Lagoas é responsável pela TL-02 que passa também por Garcias, cruza a MS-377 (estrada pavimentada de Água Clara a Inocência) e se estende até à MS – 577, na divisa com o município de Água Clara.
Além da restauração da TL-02, as estradas e ruas que cortam o núcleo urbano de Garcias foram recentemente niveladas e restauradas pela Prefeitura de Três Lagoas.
“As estradas rurais do Município, as chamadas TLs, foram totalmente restauradas e estão em obras constantes de manutenção”, assegurou Agamenon.
Quanto à MS-453, a prefeita Marcia Moura assegurou aos moradores de Garcias que deverá encaminhar pedido ao Governo do Estado para que viabilize as obras de restauração dessa estrada.
“Levarei pessoalmente o pedido ao Governo do Estado, por meio do secretário estadual de Obras, Edson Giroto. Acredito que ele atenderá de imediato ao nosso pedido”, comentou Marcia Moura.
Assessoria de Comunicação