A prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB), esteve na manhã desta quarta-feira (16), no Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), no Rio de Janeiro, onde solicitou junto à equipe a verificação e avaliação de um instrumento instalado no Aeroporto Municipal “Plínio Alarcon”, se está dentro das exigências para funcionamento do mesmo.
Marcia Moura protocolou um ofício solicitando para que o grupo vistorie o PAPI (Precision Approach Path Indicator / Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) – instrumento que visa garantir a aproximação de aeronaves à pista e que faz os cálculos dos ângulos para aterrissagem. “É um utensílio extremamente importante para segurança do aeroporto, uma vez que o Município já possui voos comerciais e um fluxo considerável de passageiros”, disse a prefeita.
O PAPI é composto por duas, ou quatro caixas, cada uma contendo um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho. São visíveis a 5 milhas (9,3Km) durante o dia, e a 20 milhas (37Km) à noite.
“Há dois anos que existe esta pendência do PAPI, que é um aparelho que dá mais segurança para as companhias aéreas e também ajuda na questão operacional do aeroporto. Foi uma reunião muito produtiva, pois os representantes conseguiram dar mais agilidade esse processo. Acreditamos que no máximo de 15 dias teremos o voo de homologação do GEIV completando assim todos os procedimentos básicos, mas com toda segurança em Três Lagoas”, disse o coordenador de transportes aéreos da Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Fabricio Alves Corrêa.
Segundo Marcia Moura, foi aplicado o montante de R$ 500 mil reais com recursos próprios do Município para aquisição do instrumento. “Mas para a sua utilização, é necessária essa análise do GEIV para que prossigamos com outras ações que visam garantir mais segurança no aeroporto”, destacou.
Além da prefeita, a reunião contou com a presença da secretária de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Carmen Goulart; o superintendente do Aeroporto Municipal, José Estevão Moraes Palma; o coordenador de transportes aéreos da Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Fabricio Alves Corrêa e do representante do GEIV, o Coronel Almeida.
AEROPORTO
Considerado um dos melhores do país em instalações do mesmo porte, o Aeroporto Municipal “Plínio Alarcon” desde 2013 está ligado com uma conexão direta pelo aeroporto de Guarulhos (SP) e ao aeroporto de Viracopos, Campinas (SP).
Com uma estrutura arquitetônica de 1,25 mil metros quadrados, na qual obedecem todas as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Conforme a superintendência do Aeroporto Municipal, a média mensal de embarque e desembarque é de cinco mil passageiros, sendo que somente no ano passo foram 47.836 embarques e 47.746 desembarques.
“Eles ficaram surpresos com o movimento do nosso aeroporto e parabenizaram a nossa secretária Carmen pela excelente infraestrutura do local”, disse a prefeita.
INVESTIMENTO
Para melhorar ainda mais os trabalhos prestados aos passageiros, a unidade do município está entre uma dos oito aeroportos que deverão receber investimentos referentes ao Programa de Aviação Regional, da Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Governo Federal, que tem como investir na reforma, ampliação, modernização de terminais, pistas, deixando os aeroportos em perfeitas condições para operações de voo, trazendo retorno para economia, em especial na área industrial e turística.
Patricia Acunha – Assessoria de Comunicação