A prefeita Marcia Moura (PMDB) esteve reunida na manhã desta terça-feira (18), em seu Gabinete, com um grupo de moradores do Assentamento Pontal do Faia, localizado às margens da BR-158, distante a aproximadamente 40 km do centro urbano de Três Lagoas, quando foram apresentadas e discutidas propostas de melhorias para o local.
Na ocasião, os moradores solicitaram ajuda do Poder Executivo quanto à melhoria do transporte, uma vez que o período de espera é longo entre um transporte e outro para vir até a Cidade.
Além do transporte coletivo, os moradores solicitaram mais patrulhas mecanizadas para as famílias assentadas, formadasde pequenos produtores rurais.
O secretário de Meio Ambiente, Jurandir da Cunha Viana, que esteve presente na reunião, antecipou que “o que for de responsabilidade da Secretaria, faremos de acordo com nossa viabilidade e encaminharemos o que for de responsabilidade de outro setor, caso houver. Estamos atentos às necessidades ddas famílias do Assentamento”, pontuou.
Quanto ao transporte, o secretário informou da necessidade de entrar em contato com a empresa São Luiz, que atualmente presta os serviços de transporte coletivo do Assentamento até a Cidade. “Primeiro entraremos em contato com a empresa, consequentemente é necessário uma análise jurídica para dar um parecer legal, mas na medida do possível vamos solucionar o problema”, disse Nuna Viana.
Os representantes do Assentamento também agradeceram o apoio da Prefeitura de Três Lagoas ao desenvolvimento dos projetos no local bem como, o projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável).
A reunião resultou na possibilidade de retorno do projeto de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), uma vez que é um projeto ativo, mas no momento não tem nenhum morador do assentamento integrado a esse projeto.
PROJETO IATF
O IATF foi lançado oficialmente em junho de 2009 através de um termo de cooperação celebrado entre o Município e o Centro Rural de Arapuá e consequentemente foi desenvolvido no Assentamento Pontal do Faia. O referido projeto consiste em atender a todas as comunidades rurais do Município visando melhoria genética do rebanho bovino, incrementando o aumento da produtividade e maior rentabilidade.
Para participar do projeto IATF o produtor deve entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, localiza no prédio do ERPE, na Avenida Capitão Olintho Mancini, ou através dos telefones 3929-1248/1249.
Estiveram presentes na reunião, o diretor do Departamento de Agronegócio, Ciência e Tecnologia, Milton Elias Junior e o assessor da Secretaria de Meio Ambiente, Renato Carrato.
PROJETO PAIS
O projeto PAIS é desenvolvido em parceria com o Sebrae, Banco do Brasil e Eldorado Brasil Celulose e tem o objetivo de criar um sistema de produção de sustentabilidade familiar sem agredir o meio ambiente, mantendo a conservação dos recursos produtivos, como solo e água e proporciona que o produtor tenha uma renda vendendo seu produto.
A agricultura familiar é uma técnica constituída por pequenos e médios produtores, tendo em sua base a mão-de-obra da própria família. No caso do projeto PAIS, o cultivo da terra terá como produto final espécies variadas de hortaliças.
Assessoria de Comunicação