A prefeita Marcia Moura (PMDB) recebeu na tarde desta terça-feira (26) a visita do consultor Athayde Nery para entrega da Lei do Sistema Municipal de Cultura e do Plano Municipal de Cultura (PMC), elaborado durante a II Conferência Municipal de Cultura, no mês de setembro.
A II Conferência Municipal de Cultura contou com a participação de artistas, produtores, conselheiros, gestores, profissionais de artes cênicas, investidores e cidadãos, maiores de 16 anos, que apresentaram e debateram os principais assuntos relacionados ao PMC.
Segundo a assessora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri, por meio do Plano foram discutidas e definidas “a política pública cultural da cidade dos próximos 10 anos para que nosso município seja o ator da sua própria cultura”.
O consultor destacou a importância da participação de representantes do Poder Público, Sociedade Civil e Legislativo durante o processo de elaboração do PMC e também a viabilidade do município em agilizar convênios e repasses de recursos dos Governos Estadual e Federal. “É uma importante conquista para a segunda maior Cidade do Estado em importância política e estratégica”, disse Athayde, parabenizando a Administração Municipal pelos eventos culturais realizados no município. “A Cultura de Três Lagoas deve seguir de modelo para todo País”.
A prefeita Marcia Moura agradeceu o consultor pelo trabalho durante a elaboração do Plano e reforçou as atividades culturais desenvolvidas no município como fator primordial para inclusão de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Incentivador de ações culturais em Três Lagoas, o vereador Nilo Candido (PDT) também participou da reunião e destacou a importância do PMC para continuidade dos projetos desenvolvidos pela Administração Municipal, por meio do Departamento de Cultura.
PLANO MUNICIPAL DE CULTURA
O Plano se divide em cinco eixos, bem como, “gestão pública e democrática da cultura”; “incentivo, proteção e valorização três-lagoense”; “economia da cultura”; “patrimônio cultural”; “formação profissional e de público”.
Com a elaboração do Plano Municipal de Cultura, as ações culturais de Três Lagoas serão desenvolvidas como Políticas de Estado, para isso, o plano precisa estar alinhado ao Plano Nacional de Cultura (PNC), já aprovado em Lei Federal.
O PNC tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira.
Por meio da execução do plano, a sociedade organizada estará representada nas decisões do Departamento de Cultura de Três Lagoas, com o objetivo de permitir e agilizar convênios e repasses de recursos do Governo Federal e também do Estado.
Assessoria de Comunicação