A prefeita Marcia Moura (PMDB) recebeu na manhã desta quarta-feira (24) , em seu gabinete diversas lideranças do movimento negro, com intuito de debater ações que possam fomentar as políticas públicas voltadas aos direitos do negro. A reunião contou com a presença da presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro, Romilda Pizani, dos vereadores Gilmar Tosta (PT), Idevaldo Claudino (PT) e José Adão Alves (PMDB).
Um dos objetivos da reunião foi informar o processo de formação do Conselho Municipal dos Direitos do Negro, uma vez que a Prefeitura de Três Lagoas por meio da Assessoria de Gabinete já encaminhou ofício aos representantes dos órgãos públicos solicitando a indicação de uma pessoa interessada em participar do órgão.
Segundo a Prefeita, o Conselho contará com a participação de cinco membros titulares e suplentes do poder público (assistência social, educação, saúde, esporte e cultura) e seis da sociedade civil, sendo estes, serão escolhidos nas próximas reuniões promovidas pelo próprio movimento negro. Após a indicação dos representantes do Conselho, os membros indicarão entre um deles para presidência.
“Esperamos que o conselho tenha grandes representantes e a prefeitura apoiará o movimento, que terá como objetivo de fomentar as políticas públicas dos direitos dos negros”, ressaltou a prefeita.
Romilda aproveitou para convidar todos os presentes para a participação da Audiência Pública para cobrança da Regulamentação do Conselho Municipal dos Direitos Negros: políticas públicas pertinentes a sua importância para afrodescendentes. O evento acontece nesta quarta-feira (24), às 19h,na Câmara Municipal. “Vamos levantar demandas em conjunto para efetivar as políticas públicas para a população negra”, ressaltou.
A audiência pública foi proposta pelo vereador Idevaldo Claudino e aprovada pelo plenário da Câmara de Três Lagoas, que também solicitou à prefeita a efetivação do Conselho.
PRESENÇA
A reunião também contou com a presença da chefe de Gabinete, Silvania Bersani, da professora Terezinha Bazé de Lima, da radialista e fotógrafa Aurora Vilalba, da assistente social Luzia Nunes Mariano, do artista plástico Mateus Alves, dos assessores do vereador Marcos Bazé (DEM), do professor de educação física e diretor de juventude da Sejuvel, Breno César, do estudante do movimento negro, Erick, da representante sindicalista Cidolina de Fátima da Silva Souza, do professor Ronaldo Ramires e do fotógrafo JJ Cajú.
Patricia Acunha