A prefeita Marcia Moura (PMDB) participou da solenidade de abertura da 1ª Audiência Pública do Idoso, no recinto do Plenário da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (20).
O evento foi proposto ao Plenário do Legislativo Municipal pelo vereador Nilo Cândido (PDT), com a aprovação dos demais vereadores e atendeu ao pedido do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), com a finalidade de envolver todos os segmentos da sociedade na mesma “luta pela garantia dos direitos da pessoa idosa” e também “tornar o idoso visível para a sociedade, divulgando atribuições do CMDI, na implementação de políticas públicas, destinadas aos idosos”.
A prefeita estava acompanhada dos secretários Maria Lúcia Firmino (Assistência Social), Milton Gomes Silveira (Trânsito) e Luciano Dutra (Desenvolvimento Econômico), assim como representantes e assessores das demais Secretarias, incluindo a Secretaria Municipal de Saúde.
A solenidade de abertura do evento foi abrilhantada com apresentação do Grupo de Dança das Professoras Aposentadas do Sinted e contou também com a presença de Grupos da Melhor Idade no Esporte, Grupos da Melhor Idade dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e da Universidade da Melhor Idade (UMI), projeto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), coordenado pela professora Vanessa Cristina Lourenço Casoti Ferreira de Paula, presente no evento.
Ao saudar todos os idosos presentes e elogiar a iniciativa do vereador Nilo Cândido, apoiando ações do CMDI, presidido pela professora Dora Zuque, a prefeita de Três Lagoas voltou a afirmar o apoio de sua Administração à garantia dos direitos da pessoa idosa, na aplicação das políticas públicas.
“Se Três Lagoas alcançou a pujança de hoje, que torna a Cidade conhecida em todo o Estado e demais Regiões do Brasil, é graças a todos vocês, hoje na Melhor Idade, que fizeram essa história acontecer”, ressaltou a prefeita.
“Parabéns a vocês que nos transmitem a alegria de ser a Melhor Idade, idade do amadurecimento, rica de experiências e exemplos, que nos servem de referência para trilharmos também o caminho da perseverança, da fé e do carinho que devemos ter com as pessoas que sempre nos ensinam a viver”, completou Marcia Moura.
AUTORIDADES
Além das autoridades já citadas, o evento contou com a presença dos vereadores Adão da Apae (PMDB), Marcus Bazé (DEM) e Gilmar Garcia Tosta (PT); presidente do CMDI, Dora Zuque; Promotora de Justiça, Rosana Sumi Fuzita Hiricuto; e representantes da Delegacia Regional de Polícia Civil, Polícia Militar e Exército Brasileiro.
O conteúdo temático da Audiência do Idoso foi abordado por três especialistas, que apresentaram “ideias e propostas fundamentais para o desenvolvimento das políticas públicas da Melhor Idade em Três Lagoas”, como destacou o vereador Nilo Cândido.
Coube à presidente da Comissão do Idoso da Ordem dos Advogados de São Paulo (OAB-SP) e também conselheira do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI, advogada Adriana Zorub, a explanação e comentários sobre o “Estatuto do Idoso e a Evolução dos Direitos Sociais”.
A importante questão da melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa, que é a “Acessibilidade como objeto de re-inclusão social”, foi abordada pelo palestrante João Carlos Scaff, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.
Por fim, os Grupos da Melhor Idade e os demais participantes do evento tiveram oportunidade de ouvir a palestra do presidente da Comissão de Responsabilidade Social do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (RS), Adão Vargas. Na palestra, ele falou de questões relacionadas ao “Incentivo Fiscal – Conhecer para Mudar”.
Assessoria de Comunicação