A prefeita Marcia Moura (PMDB) e o deputado Estadual Eduardo Rocha (PMDB) prestgiaram a homenagem de outorga de Título Cidadão Três-lagoense ao promotor de Justiça Celso Antonio Botelho de Carvalho e ao procurador Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul Humberto de Matos Brittes, no Plenário da Câmara de Vereadores, durante Sessão Solene na noite desta segunda-feira (24).
As homenagens foram propostas pelo presidente da Casa de Leis, vereador Jorge Aparecido Queiroz “Joginho do Gás” (PSDB) e aprovadas por unanimidade pelos 17 vereadores.
“A iniciativa em homenagear as duas personalidades foi motivada pela humildade com que ambos sempre trataram a todos, sem qualquer distinção e, a forma séria e coerente que sempre conduziram seus trabalhos, aliada à credibilidade que representam a sociedade três-lagoense”, obsevou Jorginho do Gás.
Celso de Carvalho é promotor de Justiça natural de Monte Alto – SP. No dia 10 de outubro de 1990 foi promovido para a 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Três Lagoas, onde exerceu as funções na Vara Tribunal do Júri, Execuções Penais e Promotoria de Justiça da Infância e da Adolescência e, por um determinado período também exerceu funções nas Promotorias de Justiça de Proteção ao Consumidor e Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público e Social e das Fundações, Juizado Especial e Promotoria de Justiça Eleitoral.
No dia 30 de agosto de 2004 foi promovido para a 18ª Promotoria de Justiça da Comarca de Campo Grande, para exercer sua função na 2ª Vara Tribunal do Júri daquela cidade, a qual exerce atualmente.
Em seu discurso, Celso fez referência a história da cidade, pontuando principais marcos até a atualidade e agradeceu.
“Agradeço a homenagem e fico muito emocionado. Esta ocasião será uma página indelével no livro da minha vida. Três Lagoas é uma cidade acolhedora, onde fiz e perpetuo grandes amizades, foi dificil ir embora, mas, deixo a todos a seguinte mensagem: ‘Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares”, finalizou Celso citando a frase de Fernando Pessoa.
A promotora da Infância e Juventudede Três Lagoas, Ana Cristina Carneiro Dias discursou no Plenário em homanegam ao promotor Celso.
“Quando assumi o lugar do promotor Celso senti uma responsabilidade imensa, pois assumia o lugar de um homem que como um de nossos colegas promotores o entitularam, genial, mas, senti também a serenidade e a tranquilade, pois o lugar que ocupava era de um homem responsável e trabalhador”, disse a promotora.
“As palavras que definem o senhor são humildade e dedicação ao trabalho e ao ser humano”, pontuou o Juiz de Direito, Marcio Rogério Alves.
O segundo homenageado da noite, Humberto de Matos Brittes é natural de Campo Grande e graduado em Direito pela antiga FUCMAT, hoje UCDB, desde 1984. Foi assessor do Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Nelson Mendes Fontoura, no TJ/MS, no período de 1986 a 1988.
Atualmente é o Procurador Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, gestão 2012-2014. Humberto é também autor de trabalhos publicados na 1ª Revista Jurídica do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.
“Somos defensores de interesses indisponíveis, buscamos a preservação de valores e a ordem, há um tempo a sociedade passou a olhar para nós do Poder Judiciário de forma diferente, como parte da sociedade, pois defendemos os intereses dos mesmos, acabando então aquela ‘má impressão’. Tenho orgulho do meu trabalho, é assim que a sociedade precisa nos ver, como defensores de todos. Estendo a homenagem a toda população e aos meus colegas profissionais”, discursou Humberto.
O procurador de Justiça ainda comentou sobre a elevação da Comarca do Ministério Público de Três Lagoasà Entrância Especial, deixando de ser Segunda Entrância.
“Vamos nos empenhar para que seja uma realidade e assim será dificil os promotores que aqui estão irem embora, porque esta cidade é amigável, calorosa e todos gostam daqui. Com elevação da Comarca os promotores dispõem de melhores condições para desempenharem suas funções”, finalizou Humberto.
Em sua fala o vereador Tonhão (PMDB), representou os demais vereadores.
“Ambos são merecedores desta homenagem e também destaco aqui a humildade e seriedade de ambos. Esta singela homenagem representa o carinho e respeito que a população três-lagoense têm por estas duas personalidades. Agradeço o estímulo do promotor Celso nos meus estudos, carreira e, como legislador, peço empenho do procurador de Justiça Humberto na elevação da nossa Comarca”, discursou o vereador.
“Eu agradeço a dedidação e vontade de lutar pelos objetivos de nossa cidade diante de tantas batalhas travadas que ora surgem. São pessoas competentes”, observou o deputado Eduardo Rocha.
A chefe do Executivo Municipal parabenizou os homanegeados da noite e agradeceu o empenho no exercício de suas funções em benefício da sociedade.
“Agradeço o empenho e o trabalho do Poder Judiciário de nossa Cidade, nosso Estado e por sempre nortearem nossos caminhos quando necessário. Fico feliz, pois desde um certo tempo o Ministério Público têm se mostrado com diálogo mais aberto a população. Isto teve participação promotor Celso homenageado desta noite e toda equipe aqui presente e as demais que ali trabalham. Obrigada pela seriedade e responsabilidade”, destacou Marcia Moura.
A prefeita ainda comentou sobre a elevação da Comarca de Três Lagoas.
“Aliado ao desenvolvimento e crescimento da Cidade está o aumento dos processos de ação da Justiça. O municipío precisa ter um crescimento ordenado e para isto o Poder Judiciário necessita de estrutura para exercer função em benefício da população”, ressaltou a prefeita.
AUTORIDADES
Estiveram presentes os vereadores Gil do Jupiá (PSB), Apóstolo Ivanildo (PSB), Jorge Martinho (PSD), Klebinho (PPS), vereador Antônio Rialino (PMDB), Marcus Bazé (DEM) e Adão da Apae (PMDB).
Também prestigiaram a solenidade o secretário de Receita e Assuntos Governamentais, Walmir Arantes; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra; o secretário de Trânsito, Milton Silveira; o representante da 2ª Cia de Infantaria do Exército de Três Lagoas, Paulo Sérgio Teodoro; o presidente da 2ª Subseção da OAB, Luiz Henrique de Lima Gusmão, o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, Major Wilson Sérgio Monari; o Major do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Leandro Mota de Arruda, além de promotores locais e da região.
Assessoria de Comunicação