A prefeita Marcia Moura (PMDB) prestigiou o lançamento do livro “Família Dantas Filgueiras”, na noite desta quinta-feira (26), no saguão da Biblioteca Municipal Rosário Congro, na Orla da Lagoa Maior.
O evento foi promovido pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento Municipal de Cultura, para lançar e apresentar o livro que registra com documentos e fotos a história de duas importantes famílias, que marcaram também a História de Paranaíba e Três Lagoas.
O livro, escrito por um membro dessas duas famílias, o médico Frederico Filgueiras Pohl, residente em Campo Grande, conta a história da constituição das famílias Dantas e Filgueiras, a partir dos troncos, os bisavós que se uniram conjugalmente na Bahia, estiveram em Paranaíba por um tempo e depois fixaram residência em Três Lagoas.
Nessa trajetória, narrada por Filgueiras Pohl, várias outras famílias se ramificaram, tendo como tronco principal dessa enorme árvore genealógica a mesma origem, ou seja, Dantas e Filgueiras.
HISTÓRIA
Na História de Três Lagoas, entre as pessoas notáveis dessas famílias, está o saudoso e popular João Dantas Filgueiras. Ele foi prefeito de Três Lagoas, por dois mandatos, ou seja, de fevereiro de 1963 a maio de 1964, e de fevereiro de 1970 a dezembro de 1972.
Atualmente, membros dessas duas famílias são ativamente participantes da história de Três Lagoas, nos mais variados segmentos da sociedade.
Na solenidade, a Assessora do Departamento de Cultura, Vickie Salete Vituri Garcia de Souza; e o secretário de Meio Ambiente, Milton Gomes Silveira, entre outras personalidades, como: o ex-prefeito e médico pediatra, Darci da Costa Filho; escritora, poetisa e professora, Flora Thomé, da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras; pecuarista Claudio Garcia de Souza (Totó); oficial reformado do Exército Brasileiro, tenente coronel José Costa Moura, pai da prefeita de Três Lagoas; médico Sebastião de Paula, esposo da prefeita; e outras autoridades, na sua maioria, ligas às duas famílias.
Assessoria de Comunicação