A prefeita Marcia Moura (PMDB), acompanhada do secretário de Meio Ambiente do município de Três Lagoas, Milton Gomes Silveira, e do diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural (DDR), da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Agamenon Alves de Oliveira, esteve no Assentamento 20 de Março, no Distrito Arapuá, na manhã desta quinta-feira (28), para inauguração do Viveiro Jairo Cesário Magalhães.
O Viveiro tem a finalidade de incentivar a preservação e cultivo de mudas de árvores frutíferas e nativas do cerrado para as 69 famílias do Assentamento e também para comercialização na região, como fonte de geração de renda.
A viabilização do Viveiro Jairo Cesário Magalhães, em homenagem ao pequeno produtor rural, falecido em outubro de 2009 no assentamento 20 de Março, é resultado da parceria do Instituto Votorantim e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e integra o Programa Redes para o Desenvolvimento, nas áreas territoriais de atuação da Fibria.
CAPACIDADE
Nesse projeto, com capacidade de produção de 100 mil mudas por ano, o Programa Redes para o Desenvolvimento investiu mais de R$ 320 mil. Este é o primeiro, de cinco projetos, inaugurado e já em atividade, beneficiando assim as famílias do Assentamento, “como opção de geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos pequenos produtores rurais, a nossa população que trabalha e reside no campo”, como destacou a prefeita Marcia Moura.
“Aqui estamos no meio de pessoas que carregam em suas mãos as marcas do trabalho na terra, para o sustento e dignidade de suas famílias”, disse a prefeita.
“A Cidade tem na sua origem a pecuária e a agricultura. Portanto, o nosso povo que se mantém e trabalha no campo merece nosso respeito e apoio, porque faz parte da história de desenvolvimento de Três Lagoas”, completou a prefeita Marcia Moura.
O viveiro será mantido pela Associação dos Moradores do Assentamento para beneficiar diretamente as 69 famílias, informou a presidente Leni Cordeiro Guimarães.
Na solenidade, junto com representantes do Instituto Votorantim e diretores da Fibria, estavam também presentes representantes do BNDES, INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), AGRAER (Agência para o Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Sustentável) e IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
AUTORIDADES
Entre as autoridades já citadas, destacamos a presença do presidente do Instituo Votorantim, Clovis Carvalho; gerente de Sustentabilidade da Fibria, Fausto Camargo; superintendente do INCRA/ MS, Marcos Cavalcante; chefe do escritório local do Imasul, Délia Villa Mayor Javorka; e a vereadora Sirlene da Saúde (PROS), representando a Câmara Municipal de Três Lagoas.
Assessoria de Comunicação