A prefeita Marcia Moura (PMDB) e o comandante do 2º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente coronel Wilson Sérgio Monari, estiveram no Crase “Coração de Mãe” para prestigiar a Formatura de alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na manhã desta sexta-feira (21).
O Programa é desenvolvido pelo comando do 2ºBPM e conta com apoio da Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC).
Na ocasião, se formaram 200 alunos do 5º ano, estudantes das Escolas Estaduais José Ferreira, no Jupiá; Edwards Corrêa, João Magiano Pinto – Jomap e Fernando Corrêa.
“Vocês sabem que muitas pessoas às vezes agem de má fé e, é preciso tomar cuidado e dizer não quando alguém não conhecido oferecer bebidas estranhas seja uma bala, chiclete ou qualquer outro produto, pois este pode conter entorpecentes. Às vezes o vício começa sem que a pessoa saiba que foi drogada”, foi esta a mensagem de Marcia Moura às crianças presentes.
Durante a solenidade, quatro alunos foram premiados com medalhas por desenvolverem as melhores redações com o tema: “Tomando uma decisão”, um trabalho de conclusão do curso solicitado a todos os alunos.
Além das medalhas, dois dos quatro alunos selecionados receberam uma bicicleta pela seleção das duas melhores redações. Foram premiadas com medalhas e uma bicicleta cada, as alunas, Beatriz Garcia da Escola Estadual Jomap e Juliana Luana Silva Xavier de França da Escola Estadual José Ferreira (Jupiá) e, as alunas, Ester Ferreira de Oliveira da Escola Edwards Corrêa e Beatriz Amâncio da Escola Fernando Corrêa, foram premiadas somente com medalhas.
“Que o sonho de buscar sempre o melhor e a responsabilidade possam crescer juntos e em conformidade dentro de cada um, este é um programa muito importante que fará de vocês melhores cidadãos”, salientou o vereador Antônio Empke Junior (PMDB), durante seu pronunciamento.
Em Três Lagoas o Proerd foi implantado no ano de 1997 e já formou mais de 22 mil crianças e adolescentes no Município.
O coronel Holivaldo de Jesus Muniz, comandante do Policiamento do Interior (CPI), na ocasião reforçou a importância da formação do Proerd.
“À medida que forem crescendo, vocês entenderão ainda mais a importância do juramento que fizeram aqui hoje. Sejam multiplicadores e ajudem-nos a manter os jovens longe das drogas”, considerou o coronel ao falar para os alunos e pais presentes.
PROERD
O Proerd é um programa básico de prevenção ao uso de drogas, desenvolvido pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e direcionado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. As aulas do Proerd são realizadas em 12 ministrações semanais, onde são passados conhecimentos sobre as drogas e as formas de evitá-las, através de jograis, dinâmicas em grupo, dramatizações, vídeos e outros. O Programa conta também com apoio da comunidade empresarial.
“Cumprindo o juramento que fizeram hoje aqui estes alunos farão da nossa cidade e nosso país um lugar melhor, pois serão vetores de difusão do conhecimento adquirido quanto à resistência às drogas”, pontuou a prefeita.
O subcomandante do 2º BPM de Três Lagoas, major Élcio Almeida conduziu o evento na presença do comandante da Polícia Militar Rodoviária, major James Magno, Comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, o major Leandro Arruda e da engenheira ambiental da Termelétrica da Petrobras – Luís Carlos Prestes, Ágatha Comineti.
Assessoria de Comunicação