A prefeita Marcia Moura (PMDB) esteve no auditório do Sest/Senat nesta sexta-feira (21) onde participou junto do Senador Delcídio do Amaral (PT/MS) e do Deputado Federal Edson Giroto (PMDB/MS) do Workshop-Hidrovia Tietê-Paraná – Avanços e Novos Investimentos.
O evento, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), discutiu sobre o desenvolvimento estratégico através da Hidrovia Tietê-Paraná para o setor industrial, sendo parte do Projeto Centro-Oeste Competitivo, uma vez que a modalidade de escoamento da produção estadual pode garantir competitividade para as indústrias do Estado, que ainda hoje enfrenta problemas de logística de transporte.
“O desenvolvimento da hidrovia está nos estudos deste projeto e maior competitividade dos produtos do nosso Estado é possível traçar um caminho estratégico e com este planejamento unir forças para agilidade das obras necessárias para melhor funcionamento da hidrovia em seus ramais, como por exemplo, incluindo tais obras no Programa de Aceleração do Crescimento”, ponderou o residente da Fiems, Sérgio Longen.
O Projeto Centro-Oeste Competitivo visa o Planejamento Estratégico da Infraestrutura de Transporte e Logística de Cargas da Região Centro Oeste, incluindo os Estados do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a fim de atingir alvos estratégicos como integração física e econômica dos estados envolvidos, incluindo cidades do país, transformação logística e outros fatores.
“A ideia deste workshop é melhorar o funcionamento da Hidrovia-Tietê em todos os ramais, porque hoje ela funciona, mas pode ser mais bem explorada expandindo assim navegação interior para transporte de cargas”, disse o superintendente de navegação interior da Antaq, Adalberto Tokarski.
“Como representante na bancada Federal farei o possível para o desenvolvimento e diversificação da economia. A hidrovia Tietê-Paraná atende Três Lagoas e todo Estado de Mato Grosso do Sul, e precisamos de projetos e ações que consolide este meio de transporte”, disse Delcídio em seu discurso.
São 2.400 quilômetros de vias navegáveis por cinco Estados com capacidade para transportar até 12 milhões de toneladas de cargas/ano.
“Nossos modais logísticos fazem toda a diferença na agilidade e facilidade para escoamento de produção e tudo que contribuir para a melhor exploração da Hidrovia é extremamente significativo, até mesmo para implantação do Porto Seco e Porto Fluvial”, pontuou a prefeita Marcia Moura.
O Workshop teve a participaçãodo diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria Estadual de Logística e Transporte do Governo do Estado de São Paulo,Casemiro Tércio Carvalho, prefeitos de municípios vizinhos e de outros estados, vereadores, secretários municipais e representantes dos setores empresarial e industrial da região.
PALESTRAS
– Avanços da Hidrovia (Antqa e Departamento Hidroviário do Governo do Estado de São Paulo)
– Visão da Iniciativa Privada quanto à Utilização da Hidrovia (Fiems)
– Visão do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul quanto à Hidrovia (Governo do Estado)
– Transporte de Etanol na Hidrovia (Transpetro)
Assessoria de Comunicação