‘A prefeita Márcia Moura (PMDB), acompanhada dos secretários municipais Marco Garcia (Desenvolvimento Econômico) e Mário Grespan (Educação e Cultura), participou na manhã desta segunda-feira (2), no auditório do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande , do lançamento do Programa Senai Educa.
O Programa visa atender às demandas das indústrias de Mato Grosso do Sul por mão de obra qualificada com a oferta de 25,8 mil vagas, a maioria gratuita, a partir do segundo semestre de 2012, em 143 cursos de modalidades de educação profissional técnica de nível médio, qualificação profissional, iniciação profissional, especialização profissional, superior e pós-graduação distribuídos por 23 cidades.
Do total das 28.048 vagas que serão oferecidas, 25.810 vagas serão gratuitas, já incluindo 18.475 vagas disponibilizadas com recursos próprios do Senai e 7.335 vagas no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Durante o lançamento do programa, alunos dos cursos da ação Fiems/Senai contaram suas experiências ao longo das aulas. Há onze anos tinha parado de estudar, com incentivo da minha irmã fiz minha inscrição e para minha surpresa fui uma das aprovadas para o curso técnico de segurança do trabalho. Vejo minha vida completamente diferente do que era há oito meses. Meu campo de visão mudou e procuro estudar muito, não quero parar por aqui e incentivo todos os jovens a buscar qualificação, disse Ivani Melo, aluno do curso técnico de Segurança do Trabalho do PRONATEC.
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, falou da importância do lançamento deste projeto que é o maior programa de qualificação profissional do Estado. Vamos envolver a educação em 23 municípios do nosso Estado, assim como realizamos aqui em Campo Grande. Nosso objetivo é investir nas pessoas, melhorando os salários e a qualidade de vida. Tivemos vários depoimentos hoje que mostraram que o caminho é esse, destacou Longen.
Participaram do lançamento a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa
o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Nery Sá e Silva Azambuja