A solenidade contou com a presença do deputado Akira Otsubo, do vice-prefeito Luis Akira, de representantes dos governos federal e estadual e também do secretário de Administração, Odair Biassi, servidores da prefeitura de Três Lagoas e assentados.
O lançamento foi feito na escola do assentamento. 47 famílias estão sendo beneficiadas pelo programa no Pontal do Faia. Além da eletricidade em casa, cada uma das famílias recebe também um kit composto de três pontos de iluminação (bicos de luz) e duas tomadas.
Após os discursos, as autoridades acionaram um relógio de luz que marcou, de maneira simbólica, a chegada da energia até o assentamento.
Cobrança
A prefeita Simone deixou todo mundo com água na boca ao anunciar que pretendia fazer um churrasco para marcar a chegada da luz ao Pontal. Entretanto, sequer foi convidada para a solenidade.
Mesmo assim eu vim. É o respeito pela nossa população. Gostaria de pedir aos responsáveis que, da próxima vez, avisem a administração municipal para que possamos nos preparar e até ajudar no que for possível. Gostaria de ter preparado uma grande festa, com música, bebida e comida, mas sequer fui convidada, desabafou a prefeita.
Aproveitando a ocasião e a presença do secretário de Administração, a prefeita pediu a conclusão da escola situada no pontal, que ainda precisa de piso, reboco nas paredes e pintura. Com aval positivo do secretário, a prefeita deu prazo de 30 dias para que a obra esteja concluída.
Depois dessa obra pronta, aí sim vamos voltar e fazer a festa que deveria ter sido feita hoje. Sei que aqui tem apenas 10 crianças estudando, mas ainda que tivesse apenas uma, ela merece estudar em um local digno, disse.
Luz para todos
O programa Luz Para Todos é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia com participação da Eletrobrás e tem como objetivo de levar energia elétrica para mais de 12 milhões de pessoas até 2008.
A instalação da energia elétrica até os domicílios será gratuita para as famílias de baixa renda e, para os consumidores residenciais, com ligação monofásica e consumo mensal inferior a 80kwh/mês, as tarifas serão reduzidas, como previsto na legislação.
O programa está orçado em R$ 7 bilhões para atender todo o país e será feito em parceria com as distribuidoras de energia e os governos estaduais. O governo federal destinará 5,3 bilhões ao programa. O restante será partilhado entre governos estaduais e agentes do setor. Os recursos federais virão de fundos setoriais de energia – a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a Reserva Geral de Reversão (RGR).
Com o programa Luz Para Todos, o Governo Federal antecipará em sete anos a universalização da energia elétrica no país, seguindo as metas do cronograma de atendimento.
Pela legislação atual, as concessionárias de energia teriam prazo até dezembro de 2015 para eletrificar todos os domicílios sem acesso à energia no Brasil.
Assessoria de Comunicação