A prefeita de Três Lagoas (MS), Marcia Moura (PMDB) participou na manhã desta terça-feira, 1º de março, da comemoração de aniversário de 92 anos da 2ª Companhia de Infantaria do Exército de Três Lagoas. Além disso, o evento marcou a cerimônia de Incorporação de 102 jovens do Efetivo variável de 2016.
O comandante da 2ª Cia. de Infantaria, capitão Guilherme Bottrel, parabenizou em especial aos familiares dos jovens que apoiaram na decisão de integrar o Exército Brasileiro e também aos aspirantes, que começam a nova jornada na área militar. “As horas exigidas serão maiores, que serão renunciados momentos e lazer e com a família. Tudo isso para cumprir com o dever que a pátria confiou. A farda será uma segunda pele e deverão cultivar valores cívicos e militares”, enfatizou.
Além disso, ressaltou o aniversário da 2ª Companhia de Infantaria em Três Lagoas. “É uma data comemorativa referente a 14 de fevereiro, que envolve as épocas de revoluções que o país atravessava. A criação da Infantaria percebe-se o papel histórico e relacionado ao Município de Três Lagoas”, disse.
Marcia Moura parabenizou a homenagem prestada pelo exército às personalidades do município e também aos jovens que participaram da solenidade. “Para nós, é uma grande honra em nosso Município saber que tempos uma corporação que desenvolve um brilhante trabalho”, ressaltou a prefeita.
O evento também contou com a presença do Delegado Regional, Rogério Fernandes; do comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Marcelo Olassar Ramires Dias; do comandante da 2º Batalhão da Polícia Militar tenente-coronel José Aparecido de Moraes, do comandante da Polícia Militar Ambiental, Pedro Santos Braga Filho; do presidente do clube de tiro, Marcio Hirade; do diretor-geral do Instituto Federal Campus de Três Lagoas, Marcio Teixeira Oliveira; do secretário Municipal de Trânsito, Milton Gomes Silveira, além dos militares do Exército e dos familiares dos jovens incorporados.
HISTÓRICO
A 2ª Cia. de Infantaria completou 92 anos neste ano e de acordo com a história, a chegada de tropas para mobiliar a Guarnição teve início na Revolução de 1924, quando os soldados que chegaram ao Município tinham por missão garantir a passagem sobre o Rio Paraná na região de Jupiá, permitindo o livre acesso entre os Estados do Mato Grosso e São Paulo, assegurando a movimentação de Tropas da Circunscrição Militar de Mato Grosso até o Estado Bandeirante.
Após a revolução de 1924, o Exército permaneceu em Três Lagoas, com um Destacamento Militar, com a missão de guarnecer a passagem rodoferroviária sobre o mesmo local citado. Em 20 de maio de 2003, foi criada a 2ª Companhia de Infantaria, sediada no Município, subordinando-a diretamente ao Comando Militar do Oeste, instalado em Campo Grande (MS).
Patricia Acunha – Assessoria de Comunicação