A prefeita Marcia Moura (PMDB) participou da Audiência Pública de Turismo “Plano de Desenvolvimento Turístico de Três Lagoas”, na noite desta segunda-feira (19), no Plenário da Câmara Municipal, que tratou da apresentação das condições gerais do processo do fomento turístico e sua cadeia produtiva.
Após declarada aberta a audiência pelo vereador propositor do evento, Nilo Candido (PDT), e entoação do Hino do Mato Grosso do Sul, a população presente prestigiou a apresentação do Coral Municipal junto da Orquestra Sinfônica. O grupo interpretou o tema “Melodia Sentimental de Villa Lobos”, com a música “Nós estamos caminhando para glória de Jesus”, interpretada na língua sul-africana Zulu.
“Esta audiência surgiu do desejo de fortalecer o desenvolvimento do turismo juntos do Poder Público, Legislativo, órgãos, instituições e empresas para identificar subsídios necessários para o fomento do turismo em Três Lagoas e criarmos o “Plano de Desenvolvimento Turístico de Três Lagoas”, disse o vereador Nilo Candido.
PROJETOS
Na oportunidade, a prefeita apontou projetos que estão em andamento “os quais contribuem para o fomento do turismo, pois se os moradores estão amparados o turista também estará”, disse.
“O momento é propício para discutirmos o fomento de todos os setores do turismo e promover a valorização do nosso comércio, hotéis, pousadas e outros. Pensando nisto, nós estamos com previsão para início dos voos comerciais da Passaredo para início de setembro; nossas ruas serão nomeadas corretamente; enviamos um projeto para o Governo Federal e estamos buscando, através do Plano de Aceleração do Crescimento II R$ 84 milhões para obras de drenagem; até o final de 2014 teremos 87% da cidade saneada com esgoto e água tratada, ou seja, tudo isso é cuidar de uma cidade que seja agradável ao cidadão e ao turista”, pontuou Marcia Moura.
A prefeita ainda destacou outras situações como a viabilidade da cidade ter a passagem de um ramal ferroviário, o estudo para urbanização do Córrego da Onça recapeamento e outras reformas das estradas com a verba lançada na semana passada através do Governo de Mato Grosso do Sul (MSForte 2).
“Nós também estamos estudando junto à Fundação de Turismo a criação de um Centro de Infraestrutura Turística”, ressaltou Marcia Moura.
Após explanação da prefeita, a diretora da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, completou dizendo: “Estas ações contribuem diretamente para o turismo, pois o turismo só é bom quando é bom primeiramente para o morador e somando esforços teremos o fomento deste setor de diversificação da base econômica do Município e do nosso Estado”.
PALESTRANTES
A diretora foi uma das palestrantes da noite, junto da consultora de meio Ambiente da Fibria, Lilian Carvalho, a gerente do Sebrae Costa Leste, Josi Signori; a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),, Edima Aranha Silva; o diretor da Project MS, Idevaldo Garcia Leal Junior; o mestre em IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Deusdedith de Souza Alves; e o Diretor Municipal de Turismo, Otony Ornellas.
Ele destacou as principais ações desenvolvidas pela Administração Municipal sobre o turismo.
AUTORIDADES
Além da prefeita Marcia Moura, Nilde Brun e professora Edima Aranha, a mesa de autoridades foi composta pelo presidente do Conselho Estadual de Turismo (Contur), Joaquim Barbosa, o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Pascoal Secco e pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACI/TL), Atílio D’Agosto.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra participou da Audiência e também os vereadores, Gil do Jupiá (PSB); Marcus Bazé (DEM); Apóstolo Ivanildo Teixeira (PSB); Idevaldo Claudino (PT), Jorginho do Gás (PSB), vereadora Sirlene da Saúde (PRB) e demais autoridades.
AUSÊNCIA
O deputado Estadual Eduardo Rocha, enviou uma carta justificando sua ausência, que foi lida pelo cerimonial do evento.
REGULAMENTO
Os presentes tiveram oportunidade de perguntar e explanar questões pertinentes ao tema tratado.
Assessoria de Comunicação