A prefeita Marcia Moura (PMDB), acompanhada da secretária municipal de Saúde, Eliane Brilhante, esteve na Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas, na tarde da última quinta-feira (31 de julho), onde participou da inauguração das obras de reforma, ampliação, reestruturação e entrega de novos equipamentos e materiais da Unidade de Saúde Prisional Masculina.
A obra de construção e reforma foi executada pelos internos daquele Estabelecimento Penal, com a revitalização do consultório médico, consultório odontológico, sala de observação, sala de reunião, copa, banheiro para servidores e sala de estoque de materiais e medicamentos.
Resultado de convênio de parceria da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Divisão de Saúde da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), foram executados serviços de restauração e pintura de paredes, reforma das instalações elétricas e hidráulicas, troca de pisos e revestimentos, ar condicionado e outros.
Essa ala de saúde havia sido totalmente destruída e equipamentos danificados na rebelião de 2006, como lembrou o diretor do Presídio de Segurança Média, Edmar Prado.
Na solenidade, entre as demais autoridades presentes, estava a Chefe de Divisão de Saúde da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves. Ela ressaltou que a ala de saúde da Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas, com a reforma e novas instalações, está entre as melhores do Estado.
“Todas as Penitenciárias do Estado contam com uma área, destinada à saúde, mas, com certeza, a estrutura aqui montada, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está entre as melhores do Estado”, disse, agradecendo o apoio que a prefeita Marcia Moura dá à saúde dos internos, que cumprem pena em Três Lagoas.
Por sua vez, a prefeita de Três Lagoas, em seu pronunciamento, voltou a afirmar o compromisso de sua Administração, em ações voltadas aos internos das Penitenciárias, nas áreas da Saúde, Educação e Cultura e Assistência Social.
“Independentemente do que fizeram antes de chegarem aqui, todos os internos são seres humanos, que necessitam de atenção, dignidade, respeito e acompanhamento. Nosso papel está sendo cumprido, possibilitando condições para uma ressocialização e volta ao convívio da comunidade e das suas famílias”, disse Marcia Moura.
“Junto com as ações da Saúde, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio de ações específicas da Secretaria de Educação e Cultura e da Secretaria de Assistência Social, está disposta e envolvida em projetos de capacitação, emprego e geração de renda dos nossos internos e internas”, completou a prefeita.
SERVIÇOS
Na unidade prisional masculina, são oferecidos serviços de enfermagem (coleta de sangue, aferição de pressão arterial e glicemia, curativo, injeções, inalação, entre outros), atendimento médico (clínico geral e psiquiatra), distribuição de medicamentos, orientações em geral, entre outros.
Como informou Polyana Rossino Cestari, do Setor de Planejamento e Gestão em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, quando é necessário atendimento especializado, que não é ofertado no local, os pacientes são encaminhados às unidades de referência de Saúde do município de Três Lagoas, dentre elas a Clínica da Criança e Ortopedia, Centro de Especialidades Médicas, Clínica de Cirurgia e Diagnóstico, Centro Odontológico, Clínica de Fisioterapia, UPA 24hs e HNSA.
Entre os procedimentos, realizados em 2014, Polyana relatou 516 consultas médicas, 416 consultas em psicologia e 45 consultas de enfermagem. Além disso, foram realizados vários outros procedimentos de enfermagem e de odontologia, informou.
“Sem dúvida, esta unidade de saúde prisional, totalmente reformada e reestruturada, vai melhorar as condições de trabalho das nossas equipe de Saúde e a qualidade no atendimento aos internos, proporcionando um acolhimento digno e eficaz com prevenção e promoção da saúde”, acrescentou a secretária de Saúde, Eliane Brilhante.
Assessoria de Comunicação