
A prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB), esteve na Escola Estadual Professor João Magiano Pinto (JOMAP), na noite desta sexta-feira (5), onde participou da solenidade de abertura do II Seminário Municipal do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
O evento continua acontecendo no auditório da Escola JOMAP, no perído da manhã e à tarde deste sábado (6), com programação voltada para troca de experiências e relato de professores e professoras, envolvidos no processo de alfabetização dos alunos da Rede Municipal de Ensino (REME).
O PNAIC, instituído pelo Ministério da Educação, é um compromisso formal, assumido pelos governos Federal, Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ou seja, no final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Participaram da abertura oficial do evento, ao lado da prefeita Marcia Moura, a assessora especial Educacional e Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), professora Jussara Aparecida Fernandes; a coordenadora estadual do PNAIC, professora Regina Aparecida Marques de Souza; professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), formadores Waldeci Fontoura e Andressa Forasena; e a diretra da Escola JOMAP, professora Ana Aparecida Camargo.
O evento contou também com apresentação de um grupo de meninas, alunas do 3º ano A e B do Ensino Fundamental da Escola JOMAP, com a canção "Ao Mestre com Carinho", para mostrar aos educadores que os aprendizandos não esquecem "mais essa lição".
No final, houve a apresentação cultural de um grupo de alunos da oficina de teatro da Escola Municipal Professor Ramez Tebet, denominada "Luzes do Amanhã", com a peça teatral "Amanhecer Para Não Esquecer".
GRAVADO NO CORAÇÃO
Ao abrir oficialmente o evento e representando o secrretário de Educação e Cultura, professor Mario Grespan Neto, em férias, a professora Jussara ressaltou que o trabalho de todos os que se envolvem no PNAIC "está gravado no coração, porque o professor vive o que faz".
Apesar de não ser fácil, "vivemos intensamento o PNAIC", disse a professora Jussara, citando nominalmente toda a equipe da SEMEC, comprometida com este pacto educacional.
Referindo-se a todos eles e elas, a professora Jussara destacou que, "é uma rede muito grande de pessoas que estão envolvidas" e "é a reflexão e a ação que fazem a diferença em qualquer Rede de Ensino e em Três Lagoas somos referência estadual", disse.
"A educação só existe e faz sucesso porque existem pessoas competentes", completou.
"Essa equipe realmente merece nosso aplauso e tapete vermelho, porque este Pacto só existe e tem obtido resultados, graças a todos os que acreditam e continuam acreditando no jeito leve, sério e complexo de alfabetizar nossas crianças", continuou a coordenadora e professora Regina.
BASE SÓLIDA
Em seu pronunciamento, a prefeita Marcia, ao parabenizar as "ricas experiências positivas destes educadores e educadoras", ressaltou a importância da base sólida da alfabetização de nossas crianças.
"A alfabetização é uma etapa importante no desenvolvimento de nossas crianças, porque ler e escrever são a base dos caminhos do sucesso, da qualidade de vida, capacitação profissional, dignidade humana e realização pessoal que todos desejamos às nossas crianças", completou a prefeita.
TRÊS LAGOAS
Segundo dados da SEMEC, em Três Lagoas são 136 educadores cadastrados no PNAIC. além de uma equipe de 29 professores convidados e 4.511 alunos participantes da REME.
No Brasil, estima-se que 15,2% das crianças chegam aos oito anos de idade sem estarem alfabetizadas e, infelizmente, está provado que a alfabetização tardia prejudica os resultados do processo de aprendizagem do aluno.
Fotos Assecom
Assessoria de Comunicação