Visando o crescimento produtivo no setor de piscicultura em Três Lagoas, representantes da Colônia de Pescadores do Jupiá estiveram na manhã desta quarta-feira (02), com a prefeita Marcia Moura (PMDB), em seu gabinete, para solicitar apoio da Prefeitura no auxílio de assistência técnica e capacitações aos produtores de peixe.
Além da prefeita, participaram da reunião o vereador Welton Irmão, o secretário municipal de Meio Ambiente, Nuna Viana, o assessor jurídico, Clayton Mendes, o assessor jurídico da Federação de Pescadores de Mato Grosso do Sul, Leonardo Figueiró e o presidente da Cooperativa, Antônio de Souza Farias.
Atualmente a cooperativa atende 30 produtores de peixe, mas com a expectativa de ampliação da área com mais tanques de peixe, poderá contar com 300 cooperados. Com essa possibilidade, a produção seria aproveitada para o frigorífico doado pela Cesp à Cooperativa. O local foi reformado pela Fibria, via parceria.
Por outro lado, a Prefeitura estudará junto com a Assessoria Jurídica, a viabilidade de forma legal em atender ao pedido da Colônia de Pescadores do Jupiá. Além disso, ficou definida a necessidade da criação de um plano de incentivo municipal para que atenda também demais produtores de peixes Município interessados na assistência técnica e capacitações, podendo assim propiciar a melhoria técnicas para todos os ribeirinhos.
Além disso, os representantes da Cooperativa afirmaram que também vão buscar uma linha de financiamento do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
Patricia Acunha – Assessoria de Comunicação