Famílias de Três Lagoas fizeram parte da entrega de 2.434 imóveis, conquistando o sonho da casa própria por meio do programa habitacional “Minha Casa Minha Vida”. Além do município, no Mato Grosso do Sul, outros quatro estados foram contemplados.
Para a entrega das chaves, a prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB), recepcionou o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab; o chefe da Casa Civil do Estado, Sergio de Paula e a Secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avesani Lopez. Além disso, o evento conectado por meio de vídeo conferência oportunizou que todas as entregas fossem vistas por todos os beneficiários e contou com a presença da Presidenta Dilma Rousseff (PT).
Em Três Lagoas, 432 famílias a partir de hoje (7) passam a morar no Residencial Orestinho. Cada unidade habitacional conta com área privativa de 43,40 metros quadrados e cada apartamento possui sala, quartos, cozinha, área de serviço e banheiro. Com a previsão de entregar mais mil outros apartamentos no município, o investimento chega a R$ 26 milhões, além da doação da área pela qual a Prefeitura Municipal foi responsável.
A prefeita Marcia Moura (PMDB) emocionada falou da expectativa das pessoas em conquistarem seus novos lares e saírem do aluguel, garantindo mais dignidade às famílias, que a partir daí podem redirecionar as finanças domésticas e garantir maior qualidade de vida.
“Quero agradecer a vocês a paciência que tiveram, sei que a ansiedade era grande, principalmente porque essa conquista é um dos maiores sonhos de todas as pessoas: ter um teto pra chamar de meu lar. E quero dizer que sempre terão em mim apoio para buscar novas conquistas. Muito em breve, poderei fazer a entrega para outras mil famílias que também anseiam por suas moradias. Quero agradecer a todos os envolvidos, sabemos a dificuldade e o quanto custa, um projeto dessa envergadura. Quero agradecer os vereadores que apoiaram a doação da área e permitiram que essa benção fosse realizada. Agora mais 432 famílias podem viver dignamente pagando um valor baixo de apenas R$ 35 por mês”, disse Márcia.
Evandro Narciso de Lima, superintendente da Caixa Econômica do Mato Grosso do Sul, falou da importância de participar desse programa e orientou as famílias a cuidarem de seus imóveis. “Eles são de vocês, não vendam, não troquem, não cedam a familiares ou amigos, não aluguem, façam desse conjunto habitacional um lar”, orientou.
Para o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab é importante saudar todas as pessoas que participaram do processo para garantir a essas famílias uma moradia digna. “Sabemos do empenho que existe para possibilitar que essas famílias conquistem esse sonho. Toda essa estrutura só é possível se houver empenho de todos os setores políticos. Nacionalmente, até 2020, o nosso projeto é entregar 7 milhões de imóveis. Nesses 11 anos de programa cerca de 30 milhões de pessoas conquistaram a casa própria”, ressaltou.
A Secretária de Habitação do Estado Maria do Carmo lembrou a qualidade dos apartamentos e como a vida de cada morador será facilitada por não haver mais necessidade de se pagar aluguel. “Esse é um empreendimento com área de lazer e esportes, sabemos que em breve haverá creches e escolas para facilitar a vida das mães que moram no conjunto. Essa é a garantia de maior qualidade de vida. Espero que todos sejam muito felizes nesse lar”, disse.
Em link ao vivo a Presidenta cumprimentou os moradores de Três Lagoas e falou do orgulho de realizar essas entregas. “Todos trabalhamos muito para garantir a efetividade desse programa habitacional, somos o governo que mais entregou moradias próprias e posso afirmar com certeza que o ‘Minha Casa Minha Vida’ é o maior programa habitacional da América Latina”, destacou.
No evento, ainda estiveram presentes os deputados estaduais Ângelo Guerreiro e Eduardo Rocha, os vereadores Jorge Aparecido Queiroz, Adão José Alves, Nilo Cândido, Antônio Empke, Idevaldo Claudino, Beto Araújo, Gil do Jupiá, Jorge Martinho, Gilmar Tosta, Luciano Dutra, os secretários Antônio Rialino, André Milton e Walter Dias.
Participaram da entrega também os municípios de: Caxias do Sul, na serra gaúcha, 320 unidades do empreendimento Campos da Serra. No Ceará, a cidade de Sobra foram l 976 novos imóveis. Jundiaí, em São Paulo foram entregues 400 unidades do Residencial São Camilo I e II e em Minas Gerais foram 306 unidades habitacionais do Residencial Sarah Kubitshek do Bairro JK II na cidade de Paracatu.
Sarah Minini/ Assessoria de Comunicação