A prefeita Marcia Moura participou na noite desta segunda-feira (13), na Escola Estadual João Magiano Pinto, da entrega de judogis (uniformes utilizados para a prática de judô) para crianças participantes do projeto “Judô Nota Dez”, projeto criado pelo deputado Estadual Marcio Fernandes. O evento contou com a presença do incentivador, do deputado estadual Eduardo Rocha, pais, responsáveis e participantes do projeto.
Durante o uso da palavra, a prefeita parabenizou a iniciativa do deputado estadual Marcio Fernandes em oferecer o esporte gratuitamente para as crianças. “O judô proporciona vários benefícios e amplia as amizades", ressaltou.
Eduardo Rocha lembrou que devido à importância do projeto, destinou uma emenda no valor do R$ 20 mil, para o "Judô Nota 10". “Mato Grosso do Sul é o Estado que possui o maior projeto gratuito de judô do país. Parabenizo o deputado por esta ação que beneficia tantas crianças. Sugiro que a Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer possa fazer futuramente um torneio interno entre os participantes do projeto”, disse.
A diretora a escola estadual Fernando Corrêa, Sônia Maria Terezinha Barboza, disse que cada vez mais os estudantes estão interessados em ingressar no esporte. “Cada vez recebemos solicitações para entrarem no projeto e é importante que os alunos tenham este interesse. Cabe a nós educadores apoiar esta iniciativa e agradecemos a todos que fazem parte dessa rede”, disse.
O professor José Bento de Arruda, representando a escola estadual Bom Jesus disse que a implantação do projeto superou as expectativas na gestão escolar e nesta época de jogos olímpicos é uma forma de incentivar ainda mais os alunos em participarem de atividades esportivas. “É o instrumento mais eficaz de inclusão social. Espero que os alunos agarrem essa oportunidade que trabalha principalmente no intuito de desenvolvimento interpessoal”, disse.
A diretora da Escola Estadual João Magiano Pinto, Lourdes Alves Neres de Souza aproveitou a ocasião para solicitar que a unidade também seja mais um polo do projeto. “Também queremos que os nossos alunos tenham essa oportunidade, pois ouvimos falar muito bem dessa ação”, disse.
O deputado estadual Marcio Fernandes em suas palavras disse que desde criança é praticante do esporte e após ingressar a carreira política viu que poderia ajudar outras pessoas por meio do judô. “Eu consegui retribuir por meio do judô todos os benefícios que conquistei durante a minha trajetória. Vamos cobrar para que os alunos continuem tirando boas notas ou se estão tendo bom desempenho no projeto”, ressaltou.
Também participaram do evento a diretora da Escola Estadual Edwards Corrêa e Souza, Taizi Caroline e Silva Alaman; o presidente do Ceat (Centro Esportivo de Aperfeiçoamento Técnico e Cultural de Três Lagoas), Edson Antônio Dias Júnior; o técnico do projeto, José Ovídio Duarte da Silva e o diretor de esportes da Sejuvel, Sávio Bernardes.
PROJETO JUDÔ NOTA DEZ
Implantado no ano de 2007 inicialmente em Campo Grande, com aproximadamente 50 crianças hoje o Projeto Nota Dez já está distribuído em 54 polos de diversos municípios do Estado, incluindo Três Lagoas e conta com aproximadamente cinco mil crianças e adolescentes.
Em Três Lagoas, aproximadamente 300 crianças e adolescentes participam de aulas gratuitas de judô em cinco polos localizados nas Escolas Estaduais. A ação conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria do Estado de Educação, Fundespote, conta com a parceria da Prefeitura de Três Lagoas e Federação Estadual de Judô.
Assessoria de Comunicação