A prefeita Marcia Moura (PMDB) acompanhou na manhã desta sexta-feira (15), no plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores, o anúncio da doação do terreno de quatro mil metros quadrados para a construção do prédio do Instituto do Câncer de Três Lagoas (ICTL). A declaração foi feita pelo diretor da entidade, o médico oncologista Dr. José Márcio Figueiredo, sendo que a doação do terreno foi executada pela empresa do ramo de imobiliária, Grupo Montanini.
Na oportunidade, a prefeita falou da sua felicidade pela notícia anunciada pelo grupo de médicos e da conquista do terreno para o ICTL elogiando o empenho da equipe do instituto. “Três Lagoas está crescendo e mostrando que tem competência em diversos segmentos, inclusive, nesta área da saúde. Para nós, isso é um sonho que está sendo realizado e este é um momento muito importante e de gratidão”.
Questionada se a Prefeitura também auxiliaria em algum processo da futura construção do prédio, Marcia Moura disse que toda e qualquer ajuda será feita com responsabilidade e o projeto terá que ser analisado pelo Poder Legislativo. “Nosso jurídico está estudando alguma forma de auxiliar, pois é uma instituição privada que atenderá pacientes do SUS. Nada mais satisfatório em fazer parcerias deste tipo, após passar pela Câmara, e poder ajudar no incentivo financeiro”, complementou.
Segundo o diretor do ICTL, após a desistência do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora em construir um espaço para o acelerador linear no próprio terreno, o instituto assinou um aditivo contratual possibilitando a construção do empreendimento fora da unidade hospitalar, ainda assim que seja do Hospital Auxiliadora. O ICTL teve o prazo de seis meses para conseguir o terreno e foi alcançado em dois. “Quando um grupo sério entra em um projeto como esse, muitas vidas serão salvas, não só de Três Lagoas, mas de todo o Mato Grosso do Sul. Estamos muito honrados”, disse o presidente do instituto elogiando a iniciativa do Grupo Montanini em doar o terreno.
PROJETO
O projeto que consiste em três mil metros quadrados de área construída visa atender todos os casos laboratoriais oncológicos de quimioterapia, como de radioterapia aos pacientes, incluindo em caso de internação para o tratamento. Os atendimentos de urgência, emergência e cirúrgica aos pacientes com câncer será ainda feito no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, entretanto, o tratamento da doença e internação será feita futuramente no prédio.
Segundo o presidente, a equipe está trabalhando para apresentar o planejamento do projeto da construção. O orçamento para obra está previsto em torno de R$ 10 milhões provenientes de recursos levantados pelo próprio instituto e de financiamento.
Atualmente, o instituto possui seis médicos oncologistas e a expectativa com a construção do prédio é a geração de mais empregos na área da saúde, tratamento mais próximo para pacientes que moram em outras regiões dos estados de Mato Groso do Sul e São Paulo e mais estudos nesta área.
PRESENÇA
A coletiva contou com a presença do corpo médico do ICTL, Rodrigo Melão, Antônio Godoy e Bruno Andraus Filardi; dos representantes do Grupo Montanini, Obivaldo Peres, Fernando Montanini e André Luiz do Carmo. Também estiveram presentes os vereadores Sirlene da Saúde, Welton Irmão, Apóstolo Ivanildo, Vera Helena, Beto Araújo, Jorginho do Gás, Adão Alves e Jorge Martinho e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edson Aparecido Queiroz.
Patricia Acunha | Assessoria de Comunicação