A prefeita Marcia Moura adiantou que está em andamento junto o Estado e o Hospital Auxiliadora, a possibilidade de oferecer o exame de Ressonância Magnética pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi confirmada na última quinta-feira (23), durante a inauguração do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) Hospital Auxiliadora.
Segundo a chefe do Poder Executivo, desde antes da inauguração do equipamento, a equipe está analisando da possibilidade em oferecer o exame para população. “A Prefeitura está tentando verificar a possibilidade de também ter o exame de Ressonância Magnética paga pelo SUS. Para isso, precisamos ter o aval do Ministério Público, pois não é só querer para acontecer e necessitamos de ter um trâmite legal e burocrático. Se não for a nossa administração, deixaremos encaminhado para a próxima”, disse Marcia Moura.
O diretor administrativo do Hospital Auxiliadora, Eduardo Otoni, disse que atualmente o serviço é oferecido para quem tem plano de saúde conveniado com o Hospital ou particular podendo ser parcelado em até dez vezes, mas também reitera a importância da entidade poder estender o atendimento a toda população via SUS.
“Nós estamos em andamento em conjunto com a Prefeitura e também com o Estado para que o Hospital possa, com esse equipamento, ficar à disposição de toda a população através do Sistema Único de Saúde. Para isso, é necessário que o Município e o Estado habilitem o nosso equipamento, ou seja, que contratem para que dessa maneira possa estar disponibilizando para toda a população. Estamos aguardando o retorno das autoridades”, complementou.
Além disso, Marcia destacou a parceria entre o Poder Público e a entidade que ocasionou na melhoria da prestação do serviço público. “Nessa administração, o Hospital Auxiliadora, o Estado e a Prefeitura tivemos a Gestão Compartilhada e ao longo deste tempo nós crescemos muito, pois para quem não tinha nem a certificação bronze, hoje está no nível ouro. Fizemos com que o nosso Hospital crescesse, temos o conselho consultivo que caminha conosco e fez a diferença. Parabenizo todos os profissionais pela luta e esse grande presente”, disse.
Eduardo disse que dentro de dois anos o Hospital Auxiliadora completará cem anos e a série de mudanças que a unidade vem recebendo faz parte da iniciativa de celebrar seu centenário. “Um hospital com quase cem anos sofreu intempéries e algumas áreas acabaram se deteriorando. Essas áreas estão sendo trabalhadas, não conseguimos chegar todos os locais, mas as partes mais críticas estão recebendo adequações”, disse.
Segundo o diretor administrativo, o Hospital Auxiliadora já adequou o Pronto Atendimento de Convênios; está em andamento a obra da Rede de Urgência e Emergências (RUE) ou Pronto Socorro, que atende tanto o SUS e Convênios e as unidades de internação estão em processo de melhoria. Houve também, recentemente, a inauguração da unidade de internação da oncológica e revitalização do ambulatório da mesma ala e ampliação das especialidades médicas.
“Passamos por uma série de adequações e para 2017, o nosso objetivo é que esse projeto iniciado tenha continuidade e para isso, o nosso próximo grande passo vai ser a hemodiálise. Estamos ampliando de 14 para 22 cadeiras de tratamento aos pacientes que tenha a necessidade de realizar os seus procedimentos”, finalizou.
INAUGURAÇÃO
Segundo a Assessoria de Imprensa do Hospital Auxiliadora foi investido o valor de R$ 4.018.858,00 para a estruturação do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e laboratório da entidade. Somente o equipamento de Ressonância Magnética custou R$ 2.640.000,00.
O CDI contempla com novas salas de exames e a recepção, localizada numa área de 600 m². O aparelho de Ressonância Magnética Digital possui 1.5 Tesla e 16 canais, podendo realizar exames tomografia, RX digitalizado, ultrassonografia, mamografia digitalizada, endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma transtorácico, teste ergométrico, mapa, holter, eletrocardiograma, broncoscopia, litotripsia, biópsia guiada por USG e tomografia e urologia excretora. Além disso, a Assessoria de Imprensa informou que o Auxiliadora terá um aparelho de densitometria óssea.
Participaram da inauguração a diretora geral do Hospital Auxiliadora, Irmã Aurélia Brioschi, o residente do conselho consultivo do Hospital Auxiliadora, Alberto Pius, o Bispo Dom Luiz Gonçalves Knupp, a diretoria clínica e técnica do hospital, vereadores e demais autoridades locais.
Assessoria de Comunicação