‘
A prefeita Márcia Moura (PMDB), acompanhada da vice-governadora Simone Tebet e do secretário de Estado da Habitação, Carlos Marun, lançou o Residencial Novo Oeste, o maior conjunto habitacional da história de Três Lagoas, na manhã desta terça-feira (13).
A assinatura para o início das obras foi no local do empreendimento, uma área de 233 mil m², no Jardim Carandá, com a presença de representantes e trabalhadores da empresa Brookfield Incorporações, responsável pela execução do projeto, entre eles, Marcelo Martins Borba. Ele é diretor executivo operacional e econômico da Brookfield Incorporações.
O projeto habitacional Novo Oeste é uma parceria do Município com o Governo da União, através da Caixa Econômica Federal, e com o governo do Estado.
Cabe à Prefeitura as obras de infraestrutura, como iluminação pública, abertura, traçado e pavimentação das ruas, escolas, unidades de saúde e lazer. Ao governo do Estado as obras de saneamento básico, ou seja, fornecimento de água e a canalização de esgoto.
A obra de construção de 1.224 moradias, divididas em 153 blocos de prédios com dois pavimentos, contendo cada um oito apartamentos (quatro por andar), prevê investimentos acima de R$ 60 milhões e irão beneficiar mais de 5 mil pessoas. São apartamentos com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, divididos em uma área de aproximadamente 42 m² de construção.
Os recursos são do Governo Federal, do Programa Minha Casa Minha Vida, gerenciado pelo Ministério das Cidades, via operações da Caixa Econômica Federal.
O objetivo deste Programa Habitacional, de altíssimo cunho social é a construção de unidades habitacionais, que serão vendidas aos beneficiários, com renda familiar de até três salários mínimos (mais ou menos R$ 1,6 mil).
O pagamento dessas unidades habitacionais será no prazo de 10 anos, seguindo as regras de parcelamento da dívida, que deverá ser quitada em pagamentos mensais que não devem exceder os 10% do salário mínimo vigente no período.
Por essa razão, para atender realmente às famílias de baixa renda, as inscrições e cadastros iniciais deverão ser feitos pela Prefeitura de Três Lagoas, através do Departamento de Habitação. Cabe por fim à Caixa a seleção final dessas famílias, levando em conta a capacidade financeira de cada uma para ingresso nas regras do parcelamento habitacional.
O prazo para término das obras é de 12 meses e a previsão é que as chaves das moradias sejam entregues às famílias beneficiadas, antes do Natal de 2012, anunciou a vice-governadora Simone Tebet.
Na solenidade, estavam também o presidente da Câmara Municipal, vereador Jurandir (Nuna) da Cunha Viana Júnior (PMDB), acompanhado dos vereadores Jorge Aparecido Queiroz Jorginho do Gás (PSDB), Vera Helena Arsioli Pinho (PMDB), Celso Yamaguti (DEM), Fernando Milan Amici (PMDB), Idevaldo Claudino da Silva (PT) e Marisa Andrade Rocha (PSB)
secretários Walmir Marques Arantes (Finanças, Planejamento e Controladoria Geral), Getúlio Neves da Costa Dias (Obras), Odair Biassi (Administração), Maria Lúcia Firmino (Assistência Social, Cidadania e Trabalho), Sávio Bernardes (Juventude, Esporte e Lazer Sejuvel), Marco Garcia de Souza (Desenv