A Prefeita Simone Tebet (PMDB) inaugurou nesta terça-feira (6) o barracão do Eco-ponto, localizado na Rua Egídio Thomé, nº 5562, no Distrito Industrial, próximo ao CCZ Centro de Controle de Zoonoses.
O ecoponto custou ao município R$ 61.238,97, sendo construído um barracão com 200m², fechamento lateral e calçada.
De acordo com o promotor do meio Ambiente Antônio Carlos Garcia de Oliveira, as pessoas poderão levar os pneus inservíveis para qualquer revendedora, borracharia, ou bicicletaria. Eles estão orientados para receber os pneus, informou.
Oliveira esclareceu que com a inauguração do ecoponto, quem não entregar os pneus responderá por crime ambiental. Faremos um documento para comprometer o pessoal da associação dos pneumáticos com o ecoponto.
Para o promotor, a inauguração do ecoponto resolve um antigo problema do município.
É a inauguração de uma obra importante que dará a destinação adequada aos pneus. Parabenizo a prefeita Simone pelas realizações em prol do meio ambiente.
A prefeita Simone Tebet (PMDB) enfocou que a obra foi realizada em atenção ao Ministério Público. Fomos procurados pelo promotor Antônio Carlos e ele falou de sua preocupação com o destino final dos pneus, que na época eram um dos focos da dengue.
Simone ressaltou que o barracão pertence ao município. A cada 15 dias os caminhões levam os pneus para o destino final.
A prefeita lembrou aos revendedores e borracheiros que a Prefeitura, com o apoio do Ministério Público estará fiscalizando. Queremos que vocês cumpram as regras.
Segundo a prefeita Simone, o ecoponto é uma obra importante para evitar uma epidemia da dengue. No início construímos atendendo a um pedido do Dr. Antônio Carlos, agora acredito que seja uma obra necessária.
Segundo Valdeci Munhoz, revendedor de pneus, o ecoponto será importante para unificar o destino final. Sabíamos que algumas empresas já davam o destino correto, nas agora ficará mais fácil.
Ecoponto
O ecoponto de pneus inservíveis dará o destino correto, evitando que os mesmos sejam deixados em terrenos baldios, acumulando lixo, água parada e contribuindo para a proliferação do mosquito da Dengue.
Com esta obra, a administração municipal pretende evitar que pneus sejam jogados em córregos, lagoas e entupindo galerias de águas pluviais, além de causar danos ao meio ambiente e à atmosfera quando são queimados.
A capacidade de estocagem do ecoponto é de aproximadamente 1.800 pneus grandes (de caminhão) ou 15.000 pequenos (carro de passeio).
Convênio
A Prefeitura de Três Lagoas e a ANIP Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos estabeleceram um termo de cooperação mútua que prevê o recolhimento dos pneus, sendo posteriormente retirados pela ANIP que se responsabiliza em levá-los para a destinação final, ambientalmente adequada, com autorização e licença do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO