A prefeita Marcia Moura (PMDB) inaugurou o Arquivo Público Municipal, coordenado pelo Departamento de Cultura através do setor de Patrimônio Histórico, na manhã desta segunda-feira (17), na Biblioteca Municipal Rosário Congro.
O arquivo reúne fotografias históricas do município de Três Lagoas e “trata de um processo de gestão documental, uma reserva técnica que vai arquivar, catalogar e preservar o patrimônio e a história do Município, através de registro audiovisual”, explicou o coordenador de Patrimônio Histórico, Rodrigo Fernandes.
Segundo Fernandes, o arquivo reúne cerca de seis mil fotos. “Estamos com muitas em fase de tratamento, para que em breve todas possam estar disponíveis à visitação de todos”, explicou.
AGRADECIMENTO
Marcia Moura, em seu pronunciamento, agradeceu o trabalho realizado pela equipe que coordena o projeto. “Agradeço a todos que colaboraram para este lindo trabalho. A história de uma cidade não pode morrer, passam os habitantes mais velhos e ficam os mais novos que têm o direito de conhecer as origens e a história do local onde vivem”, disse a prefeita.
MUSEU
Vickie Vituri, assessora do Departamento de Cultura, informou que o trabalho é realizado pensando no Museu que em breve será inaugurado. “Estamos trabalhando em consonância com o Museu. Temos um projeto de Lei do Patrimônio, que já foi encaminhado à Câmara Municipal que visa policiar restaurações e/ou edificações que põem em risco a identidade patrimonial histórica do município”, declarou.
A assessora acrescentou que qualquer pessoa que tiver um registro da cidade “e achar interessante que este faça parte desse arquivo, pode procurar o Departamento de Cultura. Não é necessário desfazer do registro, mas podemos digitalizar e devolvê-lo”, esclareceu.
“Este arquivo será a memória da cidade para que nossos netos, bisnetos tenham acesso a ele um dia”, disse o vereador Adão da Apae (PSB) em seu pronunciamento.
A prefeita finalizou lembrando que o arquivo será importante para o Centenário da Cidade. “Não há como pensar em comemorar 100 anos de emancipação sem um registro histórico a que o público tenha acesso, que mostre nossa identidade. A riqueza deste acervo será o contato da população com todas estas informações”, completou.
Estiveram presentes na solenidade os secretários Luciano Dutra (Desenvolvimento Econômico), Janaína Lunardi (Administração), Eliane Brilhante (Saúde), Maria Lúcia Firmino (Assistência Social), Walter Garcia (Infraestrutura), Milton Silveira (Meio Ambiente), o vereador Beto Araújo (PSD), a coordenadora de Projetos Musicais, Cidinha Mariano, assessores municipais, funcionários da Biblioteca Municipal e populares.
Assessoria de Comunicação