A prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB), em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (23), no prédio sede da Prefeitura, formalizou a entrega de um caminhão Ford Cargo/1215 à Secretaria Municipal de Saúde e a Viatura AP-01 ao 5º Grupamento de Bombeiros (5ºGB), apropriada para uso exclusivo de combate a incêndios no Aeroporto Municipal Plínio Alarcon.
Essa viatura, destinada para uso exclusivo no Aeroporto Municipal de Três Lagoas, tem capacidade de armazenamento de 4,5 mil litros de água e também possui tanque LEG (Líquido de Geração de Espuma).
A solenidade contou com a presença da secretária de Saúde, Eliane Brilhante, junto com a maioria dos secretários da Administração Municipal; deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB); Promotor de Justiça, Fernando Lanza; comandante do 5ºGB, major Leandro de Arruda, e o comandante do 2ºBPM, tenente coronel Wilson Sérgio Monari; Coordenador de Transportes Aéreos, da Secretaria de Governo de Obras e Transporte de Mato Grosso do Sul, Fabrício Alves Corrêa; e vereador Gilmar Garcia Tosta (PT).
O caminhão Ford Cargo foi entregue à Prefeitura, como depositária fiel de veículo apreendido em operação da Delegacia da Polícia Federal de Três Lagoas, e será usado pela Secretaria Municipal de Saúde, nas ações de enfrentamento e controle de endemias, especialmente, dengue e leishmaniose.
O caminhão já está sendo usado em ações de mutirões de retirada e transporte de criadouros de vetores, pelas equipes do Setor de Combate às Endemias, do Departamento de Vigilância e Saneamento.
Sem esse veículo de transporte, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas precisava locar caminhão de carga, arcando com despesas de custeio, onerando assim os cofres públicos municipais.
A entrega desse caminhão à Secretaria Municipal de Saúde, tendo como depositária fiel a Prefeitura de Três Lagoas, se deve à mobilização do Promotor de Justiça, Fernando Lanza, junto ao Delegado, Chefe da Polícia Federal de Três Lagoas, Daniel Coraça Júnior.
A Prefeitura de Três Lagoas deverá permanecer como depositária fiel desse veículo até o final da ação criminal de tráfico ilícito de drogas, em trâmite na Vara da Justiça Criminal da Comarca de Três Lagoas. E, por decisão da Justiça, ao final do processo, a propriedade do caminhão também poderá ser transferida em definitivo para o patrimônio do Município.
IMPORTÂNCIA
Em seu pronunciamento, a secretária de Saúde, Eliane Brilhante, destacou a importância do veículo de transporte de carga para as ações de enfrentamento à dengue.
Ao agradecer o empenho e dedicação das equipes de Agentes de Combate às Endemias, Equipes do Bloqueio Químico (pulverização) e de Educação em Saúde, do Departamento de Vigilância e Saneamento, sob a responsabilidade da diretora Neide Yuki, a secretária de Saúde ressaltou a eficiência de resultados do trabalho dessas equipes.
“É o primeiro ano que nossa Cidade não possui surto de dengue, graças aos resultados eficientes dos mutirões de ações das nossas equipes de trabalho”, disse a secretária.
Em Três Lagoas, ao contrário do que ocorre na maioria das cidades de Mato Grosso do Sul e do Brasil, os casos de dengue têm se mantido sob controle. Segundo consta no último Boletim Epidemiológico, divulgado na terça-feira (21), o acumulado do ano de 2014 é de 196 caos notificados e tão somente 18 casos confirmados como positivos pelos exames laboratoriais do Lacen-MS (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul).
“Esses resultados se devem também ao apoio da prefeita Marcia Moura e ao Ministério Público, por meio do promotor Fernando Lanza que sempre se demonstrou sensibilizado com o trabalho das nossas equipe de Combate às Endemias”, reconheceu Brilhante.
O mesmo enfoque dessa importância foi dado pelo deputado Eduardo Rocha, ao observar a eficiência das ações da Saúde do Município de Três Lagoas no enfrentamento à dengue.
“Enquanto cidades de São Paulo e de outros Estados enfrentam epidemias da dengue, em Três Lagoas tivemos apenas 18 casos neste ano”, destacou.
COMPETÊNCIA E RESPONSABILIDADE
Ao observar também a importância de Três Lagoas possuir, a partir de agora, uma viatura apropriada para a segurança no Aeroporto Municipal, com a aquisição da AP-01, e a entrega de Caminhão, por parte da Justiça, para uso de ações contra a dengue, a prefeita Marcia Moura ressaltou a competência e responsabilidade de todos os que se mobilizaram para essas conquistas.
“Parabenizo as equipes de Combate às Endemias, pelo trabalho de competência, responsabilidade e dedicação”, disse.
“Somos hoje referência em todo o Brasil junto ao Ministério da Saúde, pela eficiência de resultados das nossas ações”, anunciou, se referindo às ações de combate à dengue e à leishmaniose.
“Três Lagoas é uma cidade que cresce, mas que também precisa de ações intensas e específicas que dão segurança, saúde e melhoria da qualidade de vida da nossa população”, observou.
“Como prefeita, quero reiterar nosso intuito e compromisso de seguir na linha do cumprimento da legislação, com ética e responsabilidade, porque é assim que acredito que faremos desta cidade um lugar sempre melhor para se viver”, completou a prefeita de Três Lagoas.
Assessoria de Comunicação