A prefeita Marcia Moura (PMDB) constituiu o Comitê Municipal de Mobilização da Dengue em Três Lagoas, por meio de Decreto, publicado no Diário Oficial do Município, na última quinta-feira (6).
Como consta no Decreto nº 150, a formação e instituição do referido Comitê se deve à “necessidade da realização de um trabalho informativo e preventivo no combate à dengue e controle dos vetores”.
Ainda segundo consta no mesmo Decreto, “já foram detectados casos de dengue de tipos mais resistentes ao tratamento convencional” e é necessário que Três Lagoas se mobilize numa “ação mais eficaz da comunidade no trabalho de conscientização e de intervenção, com vistas à minimização do risco epidêmico”.
O Comitê Municipal de Mobilização da Dengue, como consta no referido Decreto, é constituído por 17 membros, representantes de Secretarias Municipais da Prefeitura de Três Lagoas, Secretaria de Estado da Saúde, Câmara Municipal, Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas, Rotary Club, Lions Club, Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinted), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Serviço Social do Comércio (Sesc), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), 5º Grupamento de Bombeiros (5ºGB) e Polícia Militar Ambiental (PMA).
Pelo Poder Público Municipal, além da Secretaria Municipal de Saúde, formam o Comitê da Dengue um representante da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
ENVOLVIMENTO
A secretária de Saúde Pública de Três Lagoas, Eliane Brilhante, destacou a importância do Comitê Municipal de Mobilização da Dengue, como “importante instrumento de envolvimento de toda a sociedade nas ações de combate aos criadouros do Aedes Aegypti, vetor da dengue”, disse.
“Com o envolvimento de todas essas pessoas, teremos mais força para a eficácia das nossas ações de combate à dengue”, ressaltou Eliane Brilhante.
“É extremamente importante que haja a participação ativa, responsável e consciente de todos nesta nossa luta de combate à dengue”, comentou a prefeita Marcia Moura.
“Somente com o envolvimento de todos, cada um cuidando da sua residência, seu quintal e terreno, retirando tudo o que é favorável à criação de mosquitos, conseguiremos conter o avanço da dengue na nossa Cidade”, alertou a prefeita de Três Lagoas.
“Com a participação, sugestões e também autoridade dos membros deste Comitê da Dengue iremos vencer a batalha de combate a esta terrível doença, que já castigou muitas das nossas crianças, pais e mães de família, trabalhadores e trabalhadoras”, completou Marcia Moura.
Assessoria de Comunicação