‘
A prefeita Márcia Moura (PMDB) assistiu ao desfile das Escolas de Samba Acadêmicos Unidos de Três Lagoas e X-15 da Vila Piloto, na noite deste domingo (19), no palanque montado na Avenida Rosário Congro, em frente à confluência com a Rua Elmano Soares, no Centro.
Neste ano, atendendo à solicitação dos diretores das dua Escolas de Samba de Três Lagoas, o Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, optou pela mudança do local do desfile de Carnaval, até então realizado na Avenida Antônio Trajano.
Mais espaço para o desfile, menos arborização e uniformidade do piso do asfalto, sem valetas, foram os principais motivos que justificaram a mudança, conforme explicou a diretora de Cultura, Vickie Vituri.
Segundo estimativa da Polícia Militar, perto de 20 mil pessoas compareceram à Avenida Rosário Congro, assistindo ao desfile das duas Escolas de Samba, aplaudindo e cantado o samba enredo de cada uma.
A população tomou conta das calçadas, desde o cruzameno da Avenida com a Rua Elviro Mário Mancini até o início da Avenida Antônio Trajano, nas proximidades da Praça Senador Ramez Tebet, local da dispersão dos foliões.
O Desfile de Carnaval na Avenida foi aberto pela irreverência, crítica, descontração e humor do ”Bloco de Brasília”, fazendo alusão à instabilidade política e seguidas quedas de Ministros da presidente Dilma Rousseff.
A primeira a entrar na Avenida foi a Escola de Samba Acadêmicos Unidos de Três Lagoas, pioneira na Cidade, fundada em 1972. A escola trouxe para a Avenida a história da escrita e do papel, ”negócio da China”, uma alusão e homenagem à cidade de Três Lagoas, hoje reconhecida como a ”capital mundial da celulose” e onde chegam milhares de famílias, que aqui encontram emprego e geração de renda.
Por sua vez, em ritimo, brilho, alegoria e samba contagiante, desfilou na Avenida a X-15 de Vila Piloto, fudada apenas há dois anos. Com o samba enredo ”Minha Raíz é Barrageira”, a X-15 prestou homenagem às famílias que se fixaram em Três Lagoas, vindas para a construção da Barragem de Jupiá, hoje a hidrelétrica Engenheiro Souza Dias, da Companhia Energética de São Paulo (CESP).
Um grupo de jurados avaliou e pontuou os princiais quesitos, como, samba enredo, evolução, mestre sala e porta bandeira, comissão de frente e outros.
Ainda nesta segunda-feira (20), logo mais, a partir das 14 horas, serão apurados os resultados e declarada qual será a escola campeã do Carnaval 2012.
A abertura dos envelopes com a apuração e nota dos jurados e a divulgação do resultado será apresentada ao público, no saguão do Paço Municipal Prefeito Rosário Congro (prédio da antiga Prefeitura), no Centro.
Prefeita cumprimenta população
http://www.treslagoas.ms.gov.br/public/noticias/15910-prefeita-assiste-e-aplaude-desfile-das-escolas-de-samba.jpg