A prefeita Marcia Moura (PMDB), após abertura oficial da exposição “Espaço das Artes”, na Biblioteca Municipal Rosário Congro, esteve também na Unidade I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas, no show do Grupo Choro Opus Trio, na noite de sexta-feira (26).
Acompanhada da assessora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri, a prefeita de Três Lagoas foi recebida pelo músico e compositor, autor de inúmeras e conhecidas obras de chorinho, Amintas José da Costa (94), nacionalmente conhecido como Sarrafo, e pela assessora de Cultura, Cidinha Mariano.
O evento de apresentação do Grupo Choro Opus Trio, com a participação ao violão do maestro Eduardo Martinelli, teve como objetivo o lançamento e divulgação do CD “Descendo o Sarrafo”, com as composições de chorinho do músico Amintas.
O CD, com apresentações e sua divulgação nas principais cidades de Mato Grosso do Sul e de outros Estados, faz parte de um projeto contemplado pelo Programa Petrobras Cultural, por meio do Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Governo Federal.
O título da obra “Descendo Sarrafo” é uma alusão ao apelido do compositor, cujas obras foram apreendidas em 1969, época da ditadura militar no Brasil e que também batizou as músicas com referência a madeiras. Assim, surgiram as composições Tronco de Ipê, É Lenha, Casca de Pau, Madeira de Dar em Doido, Pó de Serra, entre outras.
AQUI TEM CULTURA
Ao agradecer o apoio da Prefeitura de Três Lagoas e o presente de obra de artesanato local, como lembrança da Cidade, o músico Sarrafo fez questão de ressaltar que “Mato Grosso do Sul tem cultura. Eu constatei que aqui, nesta Terra, tem cultura, tem música, este povo é muito bom”, disse, em forma de poesia.
“Três Lagoas é um ‘Brasilzão’, muito bom, que pouca gente conhece”, completou.
Em sua fala, a prefeita Marcia Moura destacou a honra de receber um músico deste gabarito e a oportunidade de conhecermos a riqueza de suas composições musicais.
“É um orgulho para mim e para a população de Três Lagoas receber e conhecer um músico de destaque nacional como o Sarrafo e ouvir suas principais composições na apresentação deste show do Grupo Choro Opus Trio, liderado pelo maestro Martinelli”, disse Marcia Moura.
Sarrafo tem importante herança musical, com choros compostos com influências melódicas e harmônicas dos choros tradicionais. Suas obras conseguem obter originalidade, mesmo sendo baseadas numa estrutura tradicional, devido à melodia bastante ornamentada.
Assessoria de Comunicação