Nesta quarta-feira (1), a Prefeita Marcia Moura, junto da secretária de Assistência Social Maria Lúcia Firmino assinou termo de cedência de 14 balanças antropométricas para a Secretaria de Saúde que, direcionará os equipamentos para as Estratégias de Saúde da Família – ESFs. As balanças somam um investimento de R$ 13,3 mil.
Os equipamentos adquiridos pela Secretaria de Assistência Social fazem parte das políticas de acompanhamento das condicionalidades da saúde, controle social e gestão dos cadastros para registros do Programa Bolsa Família. O investimento provém do Governo Federal relativo ao Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M).
De acordo com a secretária de Assistência Social, Maria Lucia Firmino, o Programa Bolsa Família no município é levado muito a sério, com critérios muito bem estabelecidos. “O programa é uma benção para nossas famílias, mas para que o público do programa receba o benefício, realizamos um grande trabalho em parceria com a Educação e Saúde. Temos um plano de ação que é muito bem estabelecido. Em Três Lagoas há uma comissão extremamente atuante que direciona esses recursos, mas, para que eles venham precisamos provar que nossas ações são sérias, e, para isso, alimentamos um sistema de registros, apontando que as crianças filhas dessas famílias têm frequência de 75% nas escolas e que mantemos o acompanhamento da saúde desde a gestação até o desenvolvimento da criança, e portanto é importante que tenhamos conseguido a compra dessas balanças”, disse a Secretária.
Beatriz Rodrigues Melo, diretora de assistência à Saúde, representando a Secretária de Saúde Eliane Brilhante para receber as balanças, agradeceu e ressaltou a importância do equipamento para as ESFs. “Será de grande valia para o acompanhamento das condicionalidades das crianças. Esse foi um pedido previsto dentro do nosso Plano de Ação e é com muita presteza que ele foi atendido”, disse.
A prefeita Marcia Moura agradeceu o trabalho realizado conjuntamente entre Assistência Social, Secretaria de Saúde e Educação, junto a gestão do Bolsa Família. “Eu como gestora Pública deveria colocar um tapete vermelho para vocês passarem. Vocês tornam esse município melhor e faz com que ela cresça de maneira ordenada. Um município percebe que a ação da Assistência Social é bem feita quando não temos crianças em estado de rua. E Três Lagoas pode falar com orgulho que as famílias estão bem cuidadas”, disse a prefeita.
Assessoria de Comunicação