A prefeita Marcia Moura (PMDB), acompanhada do vice-prefeito Luiz Akira (DEM), esteve no quartel do 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM), na manhã desta quarta-feira (18), onde assinou ordem de serviço para início da construção do prédio da Central de Operações e Monitoramento por Câmera 190.
A obra, a ser construída no pátio do quartel do 2ºBPM e onde serão investidos R$ 279.983,50, é resultado de convênio com a Petrobras S.A., referente à implantação das medidas mitigatórias de impactos sociais, oriundos da instalação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3), em Três Lagoas.
Nos 130,60 m² de construção, seguindo as Normas de Acessibilidade e sanitários adequados a pessoas com deficiência, constam os seguintes ambientes: varanda, circulação, sala de descanso, dois banheiros, sala de despacho de viaturas, sala de rádio atendimento, sala de monitoramento por câmera, sala rack arquivos, depósito e copa.
Segundo consta no Contrato de nº 452/AJ/2013, a empresa WLH Construções Ltda. tem prazo de 120 dias para entrega da obra.
A Central de Operações e Monitoramento por Câmera 190 está incluída no amplo projeto de Segurança Pública para a Cidade e que prevê também a instalação de 40 câmeras, em locais estratégicos e de maior movimento urbano.
Esse projeto de Segurança Pública para a população de Três Lagoas, iniciado há mais de dois anos, foi sugerido pelo Comitê Municipal de Desenvolvimento Sustentável, “e conta com a anuência e apoio da prefeita Marcia Moura”, lembrou o comandante do 2ºBPM, tenente coronel Wilson Sérgio Monari.
O referido Comitê, atualmente presidido pelo secretário de Meio Ambiente, Milton Gomes Silveira, presente no evento, é constituído “por um grupo de pessoas de visão e que se preocupam com o que é melhor para a cidade de Três Lagoas”, ressaltou Monari.
Ao agradecer o apoio da prefeita Marcia Moura, “parceira da Polícia Militar”, o comandante Monari também ressaltou que, “este é um projeto de interesse e voltado para a população de Três Lagoas”.
O projeto como um todo irá resultar na “redução muito significativa da criminalidade, principalmente no número de crimes contra o patrimônio”, observou o comandante do 2ºBPM.
“Três Lagoas está precisando de investimentos como este, voltados para a segurança da população, porque todos sabem que o crescimento da Cidade também gera aumento da criminalidade”, disse o vereador Adão José Alves – Adão da Apae (PMDB).
PARCERIA
Por sua vez, a coordenadora de Integração da Petrobras, Gleice Cardoso, ao falar sobre a obra, destacou que “simboliza um dos muitos resultados da eficiente parceria da Petrobras com a Prefeitura de Três Lagoas”, disse.
“A Petrobras já faz parte da família três-lagoense”, completou a prefeita Marcia Moura, ao agradecer a parceria e apoio da empresa aos projetos “que trazem melhoria da qualidade de vida para a nossa população”.
Ao falar dos projetos em andamento de sua Administração, obras de asfalto e drenagem, educação, meio ambiente e saúde, Marcia Moura observou: “gostaríamos de andar mais ligeiro com essas obras, mas temos que ter a responsabilidade e o bom senso no acompanhamento das possibilidades financeiras que o Município tem”, disse.
No entanto, “mesmo que as etapas do desenvolvimento que queremos sejam difíceis, estamos indo em frente, prontos e preparados para grandes desafios”, observou.
Ao dirigir-se à Polícia Militar, a prefeita de Três Lagoas desejou “que Deus continue protegendo nossos policiais militares e civis, porque são eles que nos protegem”, finalizou.
AUTORIDADES
Além das já citadas autoridades acima, a solenidade foi prestigiada com a presença das seguintes pessoas: secretários Mário Grespan Neto (Educação e Cultura), Janaína Ávila Lunardi (Administração), Eliane Brilhante (Saúde), Paulo da Paz (Esportes, Juventude eLazer – Sejuvel) e Luciano Dutra (Desenvolvimento Econômico); presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Três Lagoas, Atílio D’Agosto; presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Eurides Silveira de Freitas; presidente do Rotary Clube Cidade das Águas, Gilberto Huehara; diretor técnico do Hospital Auxiliadora (Gestão Compartilhada), médico Francisco Claro de Oliveira; empresários Wilma Lara (WLH Construções) e Paulo Servilatti (SVM – Monitoramento); e assessores e diretores de Departamentos Municipais, entre eles a assessora chefe de Comunicação, Gabriela Carvalho.
Assessoria de Comunicação