A prefeita Marcia Moura (PMDB), acompanhada da secretária municipal de Saúde Pública, Eliane Brilhante, esteve na unidade Estratégia de Saúde da Família – ESF Santa Rita, nesta segunda-feira (19), para acompanhar a utilização de um dos 14 computadores, entregues ao município pelo governo do Estado, para cada Unidade de Vacina de Três Lagoas, com objetivo de manter atualizados os índices de aplicação de vacinas junto ao SI-PNI – Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações.
Cada município do Estado recebeu os computadores necessários, uma para cada Unidade de Vacina. A entrega oficial dos mesmos aconteceu no dia 31 de março deste ano, em Campo Grande, mediante assinatura de convênio com o governo de Mato Grosso do Sul.
“Todos os computadores já estão configurados devidamente para uso do sistema, para que possamos registrar as informações dos índices de imunizações”, informa a enfermeira Humberta Azambuja, coordenadora do Setor de Imunização, da Secretaria de Saúde.
Segundo ela, a unidade ESF do Distrito de Arapuá também foi contemplada com um destes computadores.
“É um trabalho que sempre fizemos, e que agora vamos dispor de computadores novos, configurados especificamente para tais registros e controle de vacinação”, completou Humberta.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO PNI
O SI-PNI tem como objetivo fundamental possibilitar aos gestores envolvidos no Programa Nacional de Imunizações, uma avaliação ativa do risco quanto à ocorrência de epidemias ou surtos, a partir dos registros de imunização populacional e do quantitativo vacinado, que são agregados por faixa etária, em determinado período de tempo, em uma área geográfica.
Para os administradores que têm a responsabilidade de organizar o estoque de distribuição e programação da vacina, o sistema possibilita um controle mais eficaz.
Assessoria de Comunicação