‘A prefeita Márcia Moura (PMDB), acompanhada do secretário de Meio Ambiente, Mateus Arantes, acompanhou o cônsul geral dos Estados Unidos da América (EUA), em São Paulo, Thomas Kelly, e a vice-cônsul geral americana, Kathryn Faye Harper, na visita à fábrica da International Paper (IP), nesta quinta-feira (14).
Os dois diplomatas americanos, em visita ao estado de Mato Grosso do Sul, atendendo ao convite do presidente da IP na América Latina, Jean Michel Ribieras, decidiram passar por Três Lagoas e visitar um dos maiores empreendimentos da multinacional americana de produção de papel.
Thomas Kelly está no Brasil há pouco mais de oito meses e é responsável pela diplomacia dos EUA em cinco Estados da Federação, ou seja, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Na visita ao Mato Grosso do Sul, Thomas Kelly, iria encontrar-se com o governador André Puccinelli (PMDB), lideranças políticas e empresariais e daria palestra na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Campo Grande.
O objetivo principal é conhecer o potencial de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, comprovadamente um dos mais dinâmicos do Brasil. Com a visita, para melhor conhecer este Estado, queremos ser intermediários, como diplomatas, para o fortalecimento dos intercâmbios econômicos e culturais entre os dois países, explicou o cônsul geral americano.
Logo no Aeroporto de Três Lagoas, ao cumprimentar em português a prefeita Márcia Moura, o cônsul americano elogiou a Cidade e o seu acelerado desenvolvimento. Segundo ele, Três Lagoas já é conhecida como um dos principais polos de desenvolvimento industrial do Brasil.
O sucesso de todo esse crescimento vem também do crédito que os empresários têm dado à Administração Municipal, comentou Thomas Kelly.
Do Aeroporto, a prefeita Márcia Moura acompanhou a visita do Cônsul Geral à fábrica da IP, em Três Lagoas. Na oportunidade, Márcia Moura expôs as principais características e potenciais da cidade de Três Lagoas, em vídeo institucional. A industrialização transformou o cenário produtivo, econômico e social de nossa Cidade, hoje com mais de 103 mil habitantes, observou a prefeita.
Por uma série de fatores, apresentados por Márcia Moura, Três Lagoas ocupa hoje o 25º lugar entre as 300 cidades mais dinâmicas do Brasil, entre eles a produção industrial de papel e celulose, ocupando o primeiro lugar de exportações no ranking estadual, destacou Márcia Moura.
Esse processo de desenvolvimento industrial começou em 1997 e, de lá até hoje, 67 novas indústrias se instalaram no Município. Após 2005, já se instalaram 40 novas empresas em Três Lagoas, somando investimentos que ultrapassam os R$ 14 bilhões.
Após a exposição, houve troca de lembranças entre a prefeita Márcia Moura e os diplomatas americanos. A prefeita recebeu um livro da história da cidade de Nova York e entregou aos diplomatas americanos lembranças do artesanato local.
Acompanhados do gerente geral da fábrica da IP, Alcides de Oliveira Júnior
do gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da IP em Três Lagoas, Luiz Fernando Madella