A população de Três Lagoas prestigiou a primeira noite da 3ª edição do Festival de Inverno de Música Erudita, na noite deste sábado (13), promovida pela Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Cultura. O evento segue até o dia 18 de julho no anfiteatro do Colégio Dom Bosco sempre a partir das 20h. O tema do festival deste ano é, “A Música Erudita invade Três Lagoas”.
O evento foi aberto pela coordenadora de Projetos Musicais, Cidinha Mariano, que agradeceu a presença da população e falou do festival que começou a partir de um sonho. “Estamos felizes, pois é mais um ano que podemos proporcionar um evento emocionante como este. Onde a palavra falha a música fala, tenham todos uma ótima noite”, disse Cidinha.
A assessora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri, que no ato representou a prefeita Marcia Moura ressaltou a importância do projeto. “A cultura também salva, proporciona cura e mais qualidade de vida. Este é um projeto que começou despretensiosamente e a cada ano lutamos para o crescimento dele, por isso estamos com várias atrações dentre elas algumas internacionais”, destacou Vickie.
O diretor do Colégio Dom Bosco, Padre Cláudio Edmar Silva também fez seu pronunciamento.
“Eventos como este mostra que não estamos criando apenas um hábito, mas uma cultura que emociona os corações”, disse.
A primeira noite do festival apresentou a união da música e fotografia, com o Áudio Visual “Araras da Cidade”- Música do Mato, idealizado por Thiago Lopes Quevedo, projeto que traz à tona o resgate da preservação das Araras de Campo Grande.
Em seguida, autoridades presentes, entre elas a secretária Municipal de Saúde, Eliane Brilhante, o vereador Adão da Apae (PMDB), junto da população puderam prestigiar o trio Bernardo Bessler,Benedini e Sá encantando a todos através do Violino, Piano e Violoncelo.
“Só posso reafirmar a grandeza deste evento que atrai cada vez mais estudantes de música e participantes, é sem dúvida um evento magnífico e um dos festivais clássicos mais charmosos do estado”, foram as palavras do diretor Musical do evento, Maestro Eduardo Martinelli.
OFICINAS
Durante o evento, são oferecidas diversas oficinas de instrumentos e práticas musicais para iniciantes, alunos do nível intermediário e avançado, com uma média de 20 vagas por turma.
PROGRAMAÇÃO
14 de Julho de 2013 – Eudóxia de Barros (Piano); Fernando Deghi (Viola Caipira); Orquestra de Violeiros de Três Lagoas.
15 de Julho de 2013 – Gonzalo Victoria (Chile); Quinteto de Cordas de Três Lagoas; Trio Lumiere “Madeira de Vento” (Oboé, Clarinete e Fagote) de São Paulo.
16 de Julho de 2013 – Duo Maciel Porto (Flauta Transversal e Violão) de Campo Grande; Beatriz Ritzenthaler (Piano) – BR/EUA; Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande.
17 de Julho de 2013 – Camerata de Três Lagoas; Luís Fernando Borten BR/Alemanha (Viola de Arco); Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande.
18 de Julho de 2013 – Isabel Jiménez (Violino) da Espanha e Maria Cecília Raab (Piano) de São Paulo; Show Começo do Princípio de Campo Grande; Coral Municipal de Três Lagoas; Orquestra Sinfônica de Três Lagoas; Apresentação dos Trabalhos Didáticos do Festival; Homenagem póstuma ao músico Edgar Mancilla.
Assessoria de Comunicação