A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou a nova farmácia da unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF do Jardim Maristela e a Academia de Saúde – Espaço Multiuso, na manhã desta sexta-feira (15).
O prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, acompanhado dos secretários Angelina Zuque (Saúde), Celso Yamaguti (Meio Ambiente), Vera Helena Arsioli Pinho (Assistência Social), José Aparecido Moraes (Chefe de Gabinete) e Leandro Dias Gomes (Sejuvel), participou da solenidade na ESF Jardim Maristela e na Academia da Saúde, instalada na mesma quadra.
As inaugurações também fora prestigiadas com a presença da população, representada pela presidente da Associação de Moradores do Jardim Maristela, Maria José – Maria Solão; vereadores Luciano Dutra e Silverado; enfermeira Shirlei Aparecida do Prado (coordenadora da ESF Jardim Maristela) e diretores e coordenadores das variadas áreas da Saúde.
Como confirmou o prefeito Angelo Guerreiro, a farmácia desta unidade atenderá a mais de 75% da necessidade dos medicamentos que são prescritos aos pacientes.
“É um dever nosso. Não estamos fazendo mais que a nossa obrigação. Nosso trabalho é fazer de tudo para um atendimento cada vez mais humanizado, com carinho e atenção às pessoas, porque elas merecem um bom atendimento”, frisou o prefeito de Três Lagoas.
Na oportunidade, o prefeito Angelo Guerreiro anunciou que, “dentro de 15 dias será inaugurada a farmácia da ESF do Jupiá” e em seguida, em data ainda a ser anunciada, será a vez da ESF Santo André também possuir a sua farmácia “para melhor atender à população”.
Como lembrou o prefeito, a população do Jardim Maristela, por mais de dois anos, “precisava deslocar-se até o bairro Santa Luzia, CEM (Centro de Especialidades Médicas) ou Vila Haro para pegar remédios”.
ACADEMIA DA SAÚDE
No espaço da Academia da Saúde, nas proximidades da ESF Jardim Maristela, a população passa a ter oportunidade e acompanhamento de profissionais, capacitados para exercícios físicos que melhor ajudem “na prevenção de doenças e promoção da saúde de todos”, como ressaltou a secretária de Saúde, Angelina Zuque.
Serão desenvolvidas várias ações de atendimento e participação da população, “respeitando os limites das pessoas e as condições climáticas”, resumiu o coordenador da Academia da Saúde, o Educador Físico, Dênis Miranda.
Com ele, estarão trabalhando nesta Unidade o Fisioterapeuta Astrogildo Alonso Neto, e a Educadora Física, Cristiane Ferreira Santos.
Nesse espaço multiuso, construído e equipado com recursos do Ministério da Saúde, dentro da política nacional de Promoção da Saúde, é feita, inicialmente, uma triagem para averiguação da pressão arterial.
“Só poderão participar as pessoas que estiverem dentro dos limites permitidos de até 16×9 de pressão arterial”, como explicou Dênis.
A equipe da Academia da Saúde estará atendendo à população, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Diretoria de Comunicação