‘O Departamento de Habitação da Prefeitura de Três Lagoas realiza nesta quinta-feira (15) a III Etapa do Plano Local de Habitação. A reunião que é aberta a toda a população é realizada no salão da Vila Vicentina às 9h, 13h e 15h30. Já às 19 horas a reunião será no CRASE Coração de Mãe com a sociedade segmentada. Para esta foram convidados juízes, promotores, delegados, diretores de escolas, sindicalistas, entre outros.
Conforme informou a engenheira da MP Consultoria, responsável pela elaboração, Neiba James Viana Vieira, essas reuniões são necessárias para garantir os direitos dos cidadãos e estudar, planejar e pensar como atender todas as pessoas que precisam de casa.
A III Etapa precede a audiência pública que está marcada para o dia 6 de novembro.
O Plano está em desenvolvimento para resolver os problemas de habitação em Três Lagoas. E a população é participativa. Só é cidadão quem participa da construção e discussão da cidade, comentou Neiba.
O três-lagoense José Rodrigues, de 40 anos, concorda com a engenheira. Para ele, que participou do primeiro encontro do dia, essas reuniões servem para entender o que está acontecendo nos investimentos e administração da cidade.
Muitos criticam, pois não sabem como está o andamento das coisas. Participar do desenvolvimento é muito importante, explicou Rodrigues.
Comunidade envolvida
O Plano Local de Habitação de Interesse Social do Município de Três Lagoas: Comunidade envolvida e informada pela melhoria de sua cidade, vem para responder questões como: Quantas casas serão construídas para sanar o déficit habitacional? Quem vai construir? De onde sairá o dinheiro? Quem irá receber a casa primeiro?
Para responder essas questões o grupo de trabalho do Plano, que é formado por vários seguimentos públicos, decidiu que antes da audiência pública o Plano seria dividido em três etapas para a formulação com a população.
As etapas são:
– Proposta Metodológica: Decide o melhor jeito de fazer o Plano
– Diagnóstico: Estuda todos os problemas de habitação que o Plano terá que resolver