Além da beleza natural, a Lagoa Maior, principal cartão postal de Três Lagoas, é um local frequentado pela população que procura fazer exercícios, com destaques para as primeiras horas da manhã e fim de tarde, e também para o lazer e entretenimento. No local já existe uma academia ao ar livre (para exercícios aeróbicos e de alongamento) e uma pista para caminhada. Além disso, está sendo construído um complexo esportivo.
Otamiro Marques de Oliveira, de 60 anos, caminha na Lagoa todas as manhãs e declara ser assíduo no local. Juntos aos benefícios para o corpo, o bem-estar também melhora, afinal aqui é um lugar muito bonito, elogia.
Já a cabeleireira Heloísa Escaraber, de 42 anos, gosta da companhia de outras pessoas caminhando. Aqui na lagoa sempre tem gente caminhando ou correndo, e isso estimula os exercícios, ver a beleza do lugar, as pessoas e os animais, comenta Heloísa.
José Ferreira Filho, de 51 anos, concorda com Otamiro e Heloísa, e também se exercita no cartão postal. Gosto de cuidar da saúde, acho importante, ainda mais na minha idade, brinca e orienta José.
E a caminhada traz inúmeros benefícios à saúde, como afirma o diretor de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel), Ricardo Roriz, que também é educador físico. Caminhar ajuda na oxigenação do corpo e melhora o condicionamento físico, explica. Porém, para os que gostam de acelerar o ritmo, há um alerta importante, antes de começar a correr é bom que seja feito um aquecimento completo para evitar possíveis lesões, acrescenta Roriz.
OBRA INICIADA
As quadras de areia do complexo poliesportivo que está em construção na Lagoa Maior começaram este mês. De acordo com informações da Sejuvel, serão duas quadras poliesportivas (futevôlei, vôlei e futebol). As novas quadras irão substituir outras duas que existiam no local e que com o início das obras foram retiradas.
COMPLEXO
O projeto anunciado pela Administração Municipal em meados de 2011 está sendo executado pela empresa Athlon Construções e Incorporações Ltda. Para as obras o valor investido chega a R$ 7.292.901,18. A construção tem grandes dimensões e somam uma área total de 4.681,82 m².
Conforme informações da Sejuvel o projeto prevê uma construção que esteja de acordo com as normas técnicas de acessibilidade, além das necessárias e exigidas obras de infraestrutura, próprias do empreendimento.
Para o secretário da pasta Sávio Bernardes, toda a estrutura que a Cidade terá com a conclusão das obras do complexo esportivo irá ser fator predominante para a escolha de Três Lagoas como sede para realização de eventos esportivos. Esse complexo vai elevar o nível esportivo de Três Lagoas e aumentar as chances de sediarmos eventos esportivos de grande nível, inclusive nacional, comenta.
Haverá obras no pavimento térreo, no piso superior e na área externa do Complexo Poliesportivo. No térreo, serão duas quadras poliesportivas com 902 cadeiras, lanchonete, bilheteria, sala de administração e almoxarifado, sala de aquecimento (ginástica), quatro vestiários, dois sanitários masculinos e dois femininos com acessibilidade para portadores de necessidades especiais e cabines de som.
No piso superior, o projeto prevê construção de duas salas de Imprensa e dois vestiários para juízes. E, na área externa, integram também duas quadras de areia e um campo gramado de futebol.
CULTURA
Além do esporte, a cultura também valoriza a Lagoa Maior com a realização e eventos. Um dos exemplos a ser citado é o semanal Lagoa é Show, que traz apresentações musicais de Três Lagoas e de outras cidades da região e país, aos domingos na Circular da Lagoa Maior, de forma gratuita.
O Lagoa é Show é uma excelente oportunidade para que músicos da Cidade possam se apresentar e se tornar mais conhecidos. Outros artistas de renome nacional, também já se apresentaram no evento, como Luis Cláudio, Caçamba e a dupla Divino e Donizete. E para a população uma forma de se divertir sem custos, explica a diretora do Departamento de Cultura, Vikie Vituri.
LAZER
A Rua Aldair Rosa de Oliveira, popularmente conhecida como Circular da Lagoa Maior, também é ponto de encontro para a população que está em busca de lazer. No local há restaurantes, bares, hotel, Casa do Artesão (com exposições de artistas três-lagoeneses), comércio popular (Shopping Polular com prédio próprio) e a Biblioteca Municipal Rosário Congro outro cartão postal da cidade.
Assessoria de Comunicação