O Plano Diretor consiste em abranger todos os aspectos municipais, desde: transporte, lazer, mobilidade, ocupação de solo e outros. Em termos gerais foi apresentado o território municipal urbano: leitura em comportamento, perímetro, área e macrozoneamento.
Três Lagoas é localizada numa região privilegiada e com evolução urbana acelerada. Essa situação gera alguns problemas ocasionando vazios urbanos, que é negativo para o Município, porque desta maneira, não há crescimento planejado. Portanto, é necessário na criação do Plano, o que chamamos de macrozonas da área urbana, para definirmos a expansão e assim a otimização da infraestrutura, observando as condicionantes como o traçado do contorno Rodoviário, o que já é previsto a sua construção, o ferroanel já existente e a costa fluvial.
Além disso, é necessário planejamento para criação de mais ciclovias no Município, de maneira que seja possível integrá-las as praças e áreas de recreio, criando um circuito verde, aliando essa opção de tráfego ao transporte urbano com a implantação de mais linhas. Três Lagoas possui muitas praças, mas que precisam de muito investimento para torná-las funcionais ao uso público. Pensando nisso, é proposto a criação do circuito verde em que inclusive a população pode optar em fazer parte de sua rota de bicicleta, outra a pé e de ônibus. Para isso é necessário ter locais onde seja possível deixarem essas bicicletas em segurança até o horário de retorno e que sejam áreas de sombra agradáveis para o trajeto.