
As moradoras do bairro Bela Vista ganharam hoje (7) pela manhã, cortes de cabelo gratuitamente. A ação comunitária foi realizada pelas alunas do curso de cabeleireiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas. O benefício foi realizado na capela Nossa Senhora dos Pobres, no bairro Bela Vista.
A Prefeitura financiou 50% do valor total do curso de cabeleireiro. Segundo a gerente do Senac, Sibele Garcia e Silva o curso é reconhecido pelo Conselho Brasileiro de Ocupações (CBO) e pelo mercado de trabalho. Depois de concluído o curso, a participante já pode abrir seu próprio negócio e começar a gerar renda.
Público-alvo
O curso teve a duração de cinco meses com aulas de segunda à sexta-feira. As participantes são integrantes da Associação três-lagoense de gays, lésbicas e travestis (ATGLT) e do projeto Colo de Mãe da Secretaria de Assistência Social, que atendem mães adolescentes e carentes. Ao todo o curso teve 17 alunas.
Sibele explicou que estas aulas tiveram um diferencial. A Prefeitura forneceu um kit com material inicial (escova, secadores e tesouras) para cada participante. O Senac forneceu os instrutores, o material de consumo (shampoo, condicionadores, tinturas) e o espaço físico para as aulas.
Continuidade
A Presidente da ATGLT, Paola Lotreck, aprovou a iniciativa. É mais uma oportunidade de trabalho pois nem todos os homossexuais querem viver da prostituição. Paola ressaltou que os integrantes da associações possuem habilidades diferentes e que espera conseguir parcerias para a realização de outros cursos. A gerente garante que o portfólio de cursos do Senac possui cursos que dão continuidade ao trabalho de cabeleireiro.
Sibele ressaltou o seu reconhecimento em relação à iniciativa da Prefeita Simone Tebet (PMDB) em promover cada vez mais a inserção de pessoas no mercado de trabalho.
Assessoria de Comunicação