
O Sistema de Ouvidoria da Saúde do Município completa um ano de atendimento a população no dia 25 de setembro. Neste período, a Ouvidoria prestou 300 atendimentos, incluindo demanda de reclamação, denúncia, informação, elogio, solicitação e sugestão. O serviço abrange todos os usuários do Sistema Único de Saúde que recebem atendimento pela Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas.
As demandas são acolhidas através de cartas, telefone, disk grátis ouvidoria, email e pessoalmente, além da coleta de folders oriundos das unidades de saúde. Todas as denúncias, reclamações, insatisfação do usuário a Ouvidoria capta e repassa para o gestor, no caso o secretário de Saúde, que vai tomar as devidas providências para a melhoria do sistema único e melhoria da saúde do município, explicou o ouvidor, Prócion Sabu.
De acordo com o ouvidor, teoricamente um município do porte de Três Lagoas com cerca de 100 mil habitantes deveria ter mais demandas. Mas a gente vê a nível nacional que a saúde de Três Lagoas ainda vai bem, mesmo com todos os problemas, por isso essas poucas reclamações que colhemos neste primeiro ano, salientou.
O Sistema de Ouvidoria da Saúde (SOS) orienta suas ações com o respeito à justiça e à legalidade dos atos praticados pela Administração pública, e à valorização da participação popular no processo de gestão. O SOS tem como atribuições receber e apurar denúncias, reclamações, críticas, comentários, elogios e pedidos de informações sobre atos considerados ilegais comissivos e/ou omissivos, arbitrários, desonestos, indecorosos, ou que contrariem o interesse da saúde pública, praticados por servidores públicos da saúde do município de Três Lagoas.
A estrutura básica é responsável pela criação de condições para o desenvolvimento integrado e sistemático das finalidades do Sistema de Ouvidoria, composta por dois ouvidores, nomeados por decreto municipal.
A Ouvidoria é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde, e está localizada na Avenida Eloy Chaves, 867, Centro, telefone 3929-1279, Disk ouvidoria 0800 647 1091, e email: ouvidoria@treslagoas.ms.gov.br.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO