A prefeita de Três Lagoas Simone Tebet (PMDB) assina nesta quinta-feira (19), às 9h, no gabinete, a ordem de serviço para a construção do Ecoponto para pneus inservíveis.
A empresa responsável pela obra será a Civilbrás, com o investimento de R$ 47.836,97 e o prazo de execução de 30 dias.
Ecoponto
O ecoponto de pneus inservíveis dará o destino correto, evitando que os mesmos sejam deixados em terrenos baldios, acumulando lixo, água parada e contribuindo para a proliferação do mosquito da Dengue.
Desta forma, a administração municipal pretende evitar que pneus sejam jogados em córregos, lagoas e entupindo galerias de águas pluviais, além de causar danos ao meio ambiente e à atmosfera quando são queimados.
Em Três Lagoas, o ecoponto será construído na área do CCZ Centro de Controle de Zoonoses, na Rua Egídio Thomé, nº 5562, no Distrito Industrial.
A obra prevê um barracão de 200 m², devidamente coberto e telado nas laterais, com portão galvanizado para segurança.
A capacidade de estocagem do ecoponto é de aproximadamente 1.800 pneus grandes (de caminhão) ou 15.000 pequenos (carro de passeio).
Além da ordem de serviço, será assinado um termo de cooperação mútua entre o município e a ANIP Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos.
Com o convênio, o serviço público recolherá os pneus e encaminhará ao ecoponto, sendo o material posteriormente retirados pela ANIP que se responsabiliza em levá-los para a destinação final, ambientalmente adequada, com autorização e licença do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO