‘Desde que passou a ser gerenciada pela Secretaria de Administração, há cerca de dois meses, a oficina do Departamento de Obras e Serviços Urbanos (DOS), da prefeitura de Três Lagoas, recebeu uma série de melhorias que resultaram, principalmente, em economia para os cofres da municipalidade. Além disso, os servidores lotados no setor passaram a ser mais valorizados, seguindo determinações da prefeita Simone Tebet (PMDB) e do secretário Odair Biassi. As mudanças têm gerado excelentes resultados, relatou o assessor Wagner Cristóvão, responsável pela Oficina.
Depois de uma faxina completa, foi dado início à organização do setor, visando facilitar o trabalho da equipe, principalmente, porque o fluxo de veículos no local passou a ser muito maior. É que anteriormente era dada manutenção apenas nos caminhões e maquinas do DOS, enquanto que agora é atendida toda frota de veículos (Máquinas, ônibus e automóveis) da prefeitura. Para facilitar o trabalho, foram montadas três equipes de mecânicos, classificadas como mecânica leve, média e pesada. Também foram organizados os setores de elétrica e solda.
Além da parte mecânica, a oficina realiza pequenos serviços de pintura, funilaria, restauração de veículos, lavagem, lubrificação e troca de óleo.
Entretanto, um dos mais importantes trabalhos desempenhados na oficina do DOS é a restauração de caminhões e máquinas que desde o início da administração Simone Tebet (PMDB) vem sendo desempenhada. São inúmeros os veículos que estavam sucateados e que hoje estão em pleno funcionado.
Uma das medidas que mais economia gerou à prefeitura, segundo Wagner, foi a reativação de dois tornos e uma plaina, onde são confeccionados todos os tipos de peças e embuchamento para máquinas e implementos, além de parafusos, porcas e eixos em geral. Estes serviços, até então, eram terceirizados.
Wagner enfatiza ainda, que todas as melhorias foram realizadas por profissionais da própria prefeitura, o que fez que com que o custo fosse praticamente zero.
Valorização do servidor
Visando a valorização dos 19 servidores lotados na oficina, a nova administração promoveu uma série de melhorias, tendo a higiene e limpeza como prioridade. Embora seja uma oficina, nós não podemos jamais descuidar do asseio, disse. Nesse sentido, a primeira atitude foi promover uma completa reforma nos banheiros, com a substituição das latrinas obsoletas por vasos sanitários modernos
implantação de urinol, pias e dois chuveiros com água quente. Além disso, foi instalado um bebedouro e uma pia para higienização, no interior da oficina.
Por conta disto, Wagner disse que os servidores têm retribuído com mais rapidez e eficiência no exercício de suas funções. Agora nós precisam