No sábado (21), a área que era utilizada como a antiga sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Circular da Lagoa Maior, principal cartão postal de Três Lagoas, recebeu o plantio de 470 mudas de árvores de diversas espécies nativas do Cerrado através do Projeto Áreas Mais Verdes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) que, nessa ação, teve apoio da Metalfrio, PRF e do Rotary Club Cidade das Águas.
Com esse plantio o Projeto Áreas Mais Verdes já plantou 646 árvores, ou seja, somente nesse ano, foram mais de duas árvores plantadas por dia. “Dentre as espécies estão: copaíba, ipê amarelo, jatobá, pau viola, jenipapo, figueira, ingá, mutambo, pitanga do cerrado, dentre outras espécies nativas. Além disso, o foco dessa ação foi inserir não somente árvores para sombreamento, mas que também gerem frutos para alimentar a fauna”, comenta o coordenado do projeto e fiscal ambiental da SEMEA, Flávio Fardin.
As mudas plantadas foram doadas pela Empresa Metalfrio que também doará um motor bomba, o que permitirá captar água da lagoa para regar as mudas. “Contaremos com uma equipe que dará a devida manutenção a esse local bem como outros que já inserimos árvores e plantas ornamentais. Temos que agradecer também a participação dos voluntários do Rotary Club Cidade das Águas e todos os servidores da SEMEA, pois o plantio foi mais rápido graças a ação deles”, explica o secretário da pasta, Celso Yamaguti.
Além disso, o Projeto já inseriu até o momento, em praças, canteiros e em outras áreas verdes da Cidade, cerca de 560 mudas de plantas ornamentais e de forração, dentre essas estão as espécies: agave, trepadeiras, dracena, orquídea, cheflera, lírios, gazânia, vinca, sálvia, onze horas, roxinho, murta, mussaenda, cróton e heliconia.
Para Noemi Uehara, presidente do Rotary Club de Três Lagoas Cidade das Águas, ajudar no plantio de árvores é um sentimento que alimenta a alma. “Toda gestão do Rotary tem algumas metas a serem cumpridas e umas dessas é o cuidado com o meio ambiente e o plantio de mudas da árvore. Já tínhamos visto sobre esse projeto e, agora, estaremos presentes em todos os plantios. Mais do que apenas metas isso é uma satisfação para alma, afinal queremos ver a Cidade bonita”, diz.
O PROJETO
De acordo com Celso Yamaguti, dentre os objetivos do projeto está envolver a sociedade no cuidado de áreas verdes públicas e auxiliar o poder público no cuidado com estas. “Além disso, visamos revitalizar as áreas verdes e promover melhorias no paisagismo com inserção de diferentes espécies vegetais nas praças, jardins, e outros logradouros públicos, priorizando a utilização de espécies do bioma Cerrado. Por isso, convidamos a sociedade como um todo para participar desse projeto que dará uma cara nova a Três Lagoas”, explica Celso.
Já Fardin, explica que o planejamento do paisagismo e a arborização de áreas verdes conferem harmonia e beleza destes locais em equilíbrio com a infraestrutura existente.
PARTICIPAÇÃO
Conforme o projeto elaborado pela Secretaria, poderão fazer parte do projeto a sociedade civil (organizada ou individualmente), empresas, instituições de ensino, órgãos públicos, associação de moradores e demais órgãos que tiverem interesse por arborização e paisagismo, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio.
Diretoria de Comunicação