A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, começará a utilizar uma nova tecnologia em massa asfáltica (CBUQ – Concreto betuminoso usinado a quente) que permite realizar a recuperação asfáltica mesmo em período chuvoso.
“Hoje, enquanto estiver chovendo não podemos realizar a recuperação asfáltica, pois a massa asfáltica que utilizamos não funciona em contato com a água, sendo que isso atrasa as nossas frentes de trabalho e acaba desperdiçando material”, explicou a secretária interina de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Carmen Goulart.
Esse novo produto sana problemas emergenciais, agrega economia e praticidade nos serviços de tapa buracos. “O material vem embalado em sacos de 25kg cada um, sendo assim, se antes era necessário ter até quatro pessoas para realizar uma operação de recuperação asfáltica, com esse material duas será o suficiente, o que permite que tenhamos mais frentes de trabalho”, ressaltou Carmen.
A secretária informou ainda que essa nova tecnologia é importada e mesmo em dias chuvosos permite realizar a recuperação asfáltica (até em buracos cheios de água), pois tem ação hidrorepelente. “O ‘Asfalto Rápido’, assim como é chamado pela empresa, é uma massa asfáltica usinada a quente para aplicação a frio, produzida em usinas tradicionais de CBUQ com retardador de cura”, finalizou Carmen.
Assessoria de Comunicação | Henrique Alves